Como economizar utilizando o cartão de crédito

ANÚNCIO

Atualmente, vale a pena manter um cartão de crédito. Muitas pessoas não sabem como utilizar esse recurso e acabam endividados. Outras nem se arriscam a possuir um cartão com medo das taxas e juros existentes e acabam abrindo mão de uma facilidade que oferece um poder de compra maior.

A possibilidade de comprar e pagar com até 40 dias depois, é algo super atrativo, mas é  preciso observar alguns cuidados. Manter uma organização, procurando não esquecer nem uma compra realizada, isso ajuda a não levar um susto na hora que a fatura chega. 

ANÚNCIO
Como economizar com o cartão de crédito
Fonte: Imagem Internet

Pensando nesses imprevistos, nós organizamos algumas dicas para você aproveitar as vantagens do cartão de crédito e economizar.

Pesquise antes de escolher um cartão

São muitas as opções para quem opta por esse tipo de serviço. Faça uma pesquisa prévia antes de decidir fazer um cartão e escolha aqueles que possuem uma taxa de juros menor. Existem alguns bancos que oferecem cartões sem anuidade e com taxas extremamente baixas. Se possível, dê preferência para esses casos. 

Use com compras mais caras

Uma excelente dica para economizar com o cartão de crédito, é não comprar tudo no cartão. Principalmente coisas que tenham um valor baixo e que você pode adquiri-las à vista. A ideia aqui, é que você escolha utilizar o cartão para aquelas compras parceladas que geram uma taxa baixa de juros e em alguns casos esses juros nem existem. Compre a vista sempre que possível.

ANÚNCIO

Nunca utilize o limite inteiro

Algumas pessoas possuem um limite maior que sua renda mensal. Não esqueça que o limite do seu cartão é um crédito, um “empréstimo” que o banco ou financeira disponibiliza. Não é dinheiro, ok? Lembre-se que tudo o que você compra terá uma conta no final, procure não perder o controle. Especialistas afirmam que o consumidor não deverá comprometer mais do que 50% da sua renda com esse tipo de transação.

Acompanhe as suas despesas

A maioria das operadoras de cartão, possuem aplicativos em que o usuário poderá acompanhar todos os seus gastos em tempo real, e guardar o seu controle financeiro na tela do celular. Evite as surpresas no final do mês com essa facilidade.

Não tenha muitos cartões

Se controlar os gastos de um cartão, já é complicado na maioria das vezes, imagine controlar as contas de vários? Escolha o cartão que atenda às suas necessidades da melhor maneira, e que você consiga um relacionamento bacana com a administradora responsável, e chame esse cartão de seu. 

A maioria dos cartões de crédito possuem taxas e anuidade, no caso de mais de um cartão, você deverá pagar isso múltiplas vezes. Não é interessante adicionar uma despesa dessa no seu orçamento. É um dinheiro sem retorno. 

Nunca pague o mínimo da fatura ou parcele

O pagamento mínimo ou parcelamento da fatura, funcionam como uma bola de neve. Quando você passa algum valor para ser pago no mês seguinte, você estará entrando no que os especialistas chamam de juros rotativos, que é um dos juros mais altos do mercado. De acordo com uma estimativa do Banco Central os juros rotativos esse ano estão girando em torno de 298,6% ao ano

Já estou endividado com o cartão de crédito. O que fazer?

Como economizar com o cartão de crédito
Fonte: Imagem Internet

Se no seu caso, você já perdeu o controle do valor que está devendo e já está pagando esses juros durante alguns meses, a melhor saída é parar de pagar e deixar passar uns dois ou três meses.  A operadora do seu cartão irá te procurar para uma renegociação. É uma medida um pouco extrema, porém eficaz para que a dívida tenha uma solução e você consiga pagar. 

A desvantagem é que você perderá seu crédito por um período e poderá ter o nome negativado, junto a órgãos de proteção ao crédito. Porém, alguns especialistas na área afirmam que quanto mais antiga a dívida for, melhores são as condições de um acordo. É ter paciência e não cometer o erro novamente. 

ANÚNCIO