Como funcionam os bancos digitais

Não há dúvidas que o mundo é capitalista e que cada vez mais a globalização tem nos tornado pessoas extremamente consumistas. Somando com o capitalismo e a globalização, temos a tecnologia que é o instrumento pelo qual as pessoas têm acesso às novidades. 

Uma novidade para os consumidores de plantão são os bancos digitais, que trazem mais comodidade, praticidade, cabe no nosso bolso e a melhor vantagem de todas: não precisa pegar fila. É por isso que estão sendo cada vez mais escolhidos pelos consumidores 

A crescente desses bancos, tem sido gigantesca, pois oferecem tudo aquilo que o banco físico não pode oferecer. Muitos têm encerrado suas contas nos bancos tradicionais para aderirem à nova moda.

Como funcionam os bancos digitais
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quer saber mais sobre essa nova tendência? Continue acompanhando o texto que vamos te falar tudo sobre o assunto e explicar como os bancos digitais funcionam.

Você já sabe o que é um banco digital?

Banco digital, nada mais é que uma empresa que presta serviços financeiros que cabem nas suas mãos. Como assim? Eles não possuem estabelecimento físico, todo o atendimento que um banco físico faz, o banco digital fornece através do celular de forma online

ANÚNCIO

A maioria desses bancos, utilizam aplicativos para abertura de conta, pedido do cartão de crédito, pagamento de fatura, investimentos e outros serviços. O atendimento ao cliente pode ser feito pelo próprio aparelho celular ou através das centrais de atendimento. 

Essas instituições online revolucionaram a forma de realizar atividades bancárias, pois as pessoas não precisam mais sair de suas casas para fazer qualquer transação. A praticidade e simplicidade  que elas trouxeram para os consumidores é gigantesca, e não cobram valores extras para que isso ocorra.

Como eles funcionam?

Antes de saber como eles funcionam, vamos citar alguns bancos conhecidos no Brasil para facilitar as etapas que vamos listar. Os bancos mais populares aqui são: C6, Nubank, Banco Inter, Neon, Original, Agibank, entre outros.  

Não tem segredo para utilizar esses bancos, como dito anteriormente, normalmente eles funcionam através de aplicativos próprios e os quais você consegue obter de forma gratuita na loja de aplicativos em SmartPhones (Android e IOS). 

Com o app você consegue criar uma conta, o sistema costuma solicitar alguns dados e foto com um documento que ateste que as informações prestadas de fato são suas. Após abrir a conta, você tem a opção de solicitar o seu cartão de crédito do banco que escolheu. 

A entrega do cartão pode variar conforme a empresa, mas a maioria deles pedem que o cliente aguarde entre 15 a 30 dias. Após recebido o cartão, o aplicativo pede para que informe se você está com o seu cartão nas mãos para posteriormente desbloqueá-lo. Feito isso, ele estará pronto para ser utilizado. 

Através dos aplicativos do banco, você também consegue fazer investimentos para que seu dinheiro renda, é possível efetuar e receber transferências, fazer depósitos e gerar boleto para pagar a fatura. 

Em alguns bancos digitais, eles disponibilizam a opção de criar um cartão virtual para fazer compras utilizando o celular (com a numeração diferente) e ativar o pagamento por aproximação, através dele, você consegue pagar sem a necessidade de colocar senha na máquina de cartão. 

Maiores bancos no Brasil 

Separamos dois dos maiores bancos digitais para facilitar a explicação sobre algumas funções que eles possuem. E pelo fato de serem um dos primeiros nessa modalidade que foram utilizados pelos brasileiros. 

Nubank 

O Nubank foi criado no ano de 2013, fundado por três pessoas de diferentes nacionalidades: Cristina Junqueira, brasileira, David Vélez, colombiano, e Edward Wible, norte-americano. 

A companhia não começou já sendo uma instituição financeira, ela primeiro foi uma startup sediada em São Paulo que prestava serviços de tecnologia voltada para resolução de questões financeiras, para posteriormente se tornar esse gigante digital conhecido em todo o Brasil. 

Como funcionam os bancos digitais
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns dos benefícios da conta digital no Nubank é que você pode realizar transferências gratuitas e sem limitações, eles afirmam que os serviços de investimento deles é um dos melhores do país utilizando Recibos de depósito bancário e oferece a conta na modalidade débito também. 

Não é cobrado taxa de anuidade, TED e depósito, a única taxa cobrada é a de saque que atualmente está em torno de R$6,50. Caso tenha curiosidade em saber mais a respeito do  Nubank, recomendamos a página oficial do banco . 

Banco Inter  

O Banco Inter foi o pioneiro dos bancos digitais, ele foi o primeiro a oferecer esse serviço de forma 100% online. Ele é credenciado ao Banco Central e pode promover empréstimos, financiar empresas e construções. 

Assim como o Nubank, ele não cobra taxas de depósito, TED e anuidade. No entanto, diferente do nubank e de outros bancos, ele não cobra taxas para realizar saque.

A bandeira do cartão Inter é Mastercard, e ao abrir sua conta pelo aplicativo você recebe primeiramente o cartão gold, posteriormente você pode solicitar o platinum ou black, isso vai depender da renda declarada no aplicativo. 

Como funcionam os bancos digitais
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os empresários também podem se beneficiar com as vantagens do cartão Inter, eles podem  criar uma conta digital para pessoa jurídica e solicitar o cartão da pessoa jurídica. 

Na conta digital da PJ, o empreendedor pode fazer  as transações da sua empresa sem incidência de tarifas, o que inclui: 100 transferências em dinheiro, sem custo, por mês, 100 boletos gratuitos mensais, folha de pagamento automática, máquina de cartão com taxas exclusivas para cliente do banco, dentre outros benefícios.

Caso tenha interesse em saber mais a respeito do Banco Inter, sugerimos o acesso ao site da empresa. 

Taxas e Juros

O Nubank e o Inter quase não possuem taxas, a única que possui é a taxa de juros de crédito rotativo, o valor é cerca de 2,15% a 14% mensalmente. A taxa de rotatividade do Banco Inter é de  7,7% por mês.

Central de Atendimento

Para mais informações, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento desses bancos através dos números : 0800 608 6236 (Nubank), 3003 4070 (capitais) ou 0800 940 0007 (demais regiões) – Banco Inter.

ANÚNCIO