Dicas para juntar dinheiro em 2020

Aprender a juntar dinheiro é uma arte que poucos dominam. É comum verificar que pessoas precisam adotar essa prática, contudo, não conseguem. Mas calma, nunca é tarde para começar. Porém, muitos especialistas afirmam que quanto mais cedo adotarmos essa prática, mais dinheiro seremos capazes de acumular.

Com o final do ano se aproximando, é comum as pessoas começarem a refletir sobre o que fizeram e uma das angústias mais frequentes nesse período é o dinheiro mal gasto, ou gastos excessivos que não teriam uma grande necessidade. Neste texto, vamos apontar algumas dicas práticas para que o seu ano novo seja repleto de realização de sonhos através da economia.

Dicas para juntar dinheiro em 2020
Fonte: Imagem Internet

Acompanhe algumas dicas que irão te ajudar muito a juntar dinheiro em 2020 e investir no seus sonhos.

Avalie suas necessidades e planeje cada compra

O básico para quem deseja economizar, é comprar somente o necessário. Planejar as compras de itens que não são de extrema urgência. É o passo mais difícil, contudo, quando se tem uma meta torna-se algo extremamente viável. 

Separe seu salário em categorias

Entenda o que são gastos fixos e gastos variáveis. Os gastos fixos, são aquelas contas obrigatórias e inevitáveis do mês, as contas de itens a básicos como: supermercado, contas de água, dentre outras. Os gastos variáveis são aqueles em que compramos coisas aleatórias, como objetos e itens que não são necessários. Essa parte aqui é a que mais necessita de controle na hora de economizar. 

Evite usar dinheiro de terceiros

É comum em alguns casos, faltar dinheiro para finalizar o mês. Procure ao máximo evitar pegar dinheiro emprestado, pois isso acarreta um descontrole das suas finanças no futuro. Pense que se o seu dinheiro não rendeu esse mês, no próximo você precisará se virar com o mesmo valor, somado ao valor do empréstimo. Em algumas circunstâncias, isso vira uma bola de neve. 

Pense em fazer renda extra

Uma boa alternativa para quem acha que o seu  dinheiro não tem rendido, é a renda extra. Encontre alguma atividade que você sinta prazer em fazer e ganhe dinheiro para pagar as suas contas e poupar. Observe algumas alternativas:

  • Procure aplicativos de transporte e se torne um motorista, nas horas vagas
  • Alugue seu imóvel ou parte dele
  • Venda guloseimas: bolos, brigadeiros, doces e etc.
  • Faça artesanatos 
  • Faça um brechó
  • Organize festas 
  • Cuide de animais de estimação

Evite desperdícios

Procure analisar os seus gastos e só compre o que você realmente usa ou consome. Muitas pessoas têm o hábito de colecionar itens, por exemplo, sem necessidade. Avalie qual é o seu “vício” e se livre dele. 

Não compre de última hora

Comprar as coisas de última hora, estimula comprar itens por um valor mais elevado do que o que você pagaria se tivesse pesquisado. Evitar comprar dessa forma, também previne as compras por impulso. 

Evite parcelamentos

Sempre que puder comprar um item à vista, faça isso. Os parcelamentos muitas vezes vêm com juros embutidos, então comprar a vista é sempre a melhor opção. Outra característica negativa é o descontrole. Quando compramos muitas coisas à prestação, podemos não saber mais o que estamos pagando ou quanto estamos devendo. É preciso tomar cuidado. 

Mantenha um estilo de vida minimalista

O minimalismo é contrário ao consumismo. Se trata de uma contracultura, onde você deverá viver somente com o que necessita. As pessoas que adotam esse estilo de vida, declaram que algumas das vantagens são as seguintes:

  • Valorização das experiências e não das coisas
  • Entendem que fazer compras não é terapia
  • Não cedem às pressões da sociedade ou grupo ao qual fazem parte
  • Ganham mais tempo
  • Não acumulam coisas
  • Não são ligadas ao virtual e sim ao real
  • Encontram um sentido mais amplo para a vida