Economizar no final do mês com as contas fixas

ANÚNCIO

Quando o assunto é redução de gastos mensais, algumas dúvidas são bem comuns, por exemplo, como economizar energia elétrica em casa? Posso continuar economizando mesmo tendo contas fixas e essenciais todos os meses? Já que os valores da conta de água e da escola das crianças são sempre os mesmos. Mesmo com as contas fixas de todos os meses, os brasileiros ainda têm o hábito de gastarem mais do que recebem mensalmente. Fazendo com que as dívidas aumentem 

De acordo com a última pesquisa realizada recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país fechou o ano de 2018 com 62,6 milhões de pessoas com o CPF negativado. Ou seja, aproximadamente 41% da população possui alguma dívida em seu CPF, isso é, da população adulta.  

Economizar
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, o aumento na taxa de inadimplência foi o maior desde 2012. Hábitos de consumo saudáveis, fazem com que automaticamente, os gastos sejam reduzidos. Através de dicas simples que te ajudarão a economizar sem muito esforços e evitando desperdícios. Se pararmos para analisar e refletir, essas contas essenciais tem sempre os mesmos valores.

Economizar nas contas fixas

As contas fixas são em sua maioria com um valor repetitivo, todos os meses. No entanto, alguma delas são variáveis, de acordo com o consumo mensal. Dessa forma, é mais fácil de economizar, pois existe a possibilidade de redução de gastos e consumo, seguem algumas dicas:

Economizar na conta de energia 

Você sabia que tudo que você deixa na tomada gasta energia? Pois é! Ainda que você não esteja assistindo a Tv, ela continua gastando energia, pelo fato de estar com luz luz do receptor acesa. Mesmo que o seu celular esteja em 100%, se você não retira o carregador da tomada, continua gastando energia. Se você faz isso, talvez seja a hora de repensar sua relação com estes aparelhos.

ANÚNCIO

Até mesmo às lâmpadas têm uma carga de consumo muito grande de energia. Esta talvez seja uma das melhores estratégias para economia, dentro da nossa casa, mas que é tratado como algo insignificante na nossa geração.

Uma simples troca de lâmpada, pode lhe ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz. Com um gasto mínimo de 75 watts para funcionar, as lâmpadas incandescentes possuem um brilho mais amarelado.

Trocar uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, pode passar o consumo de cada luminária para cerca de 15 watts, deixando o ambiente mais claro, mais confortável e ainda gastando bem menos.

E ainda vai ter a opção das lâmpadas de LED, que são as melhores alternativas encontradas para iluminar os ambientes, são mais caras na hora de comprar, mas no final do mês vale a pena. 

Economizando com seus eletrodomésticos

Os maiores consumidores de energia, são os eletrodomésticos, porém como ainda é impossível viver sem eles, é preciso conhecer algumas estratégias para evitar que eles tornem os valores de consumo elétrico cada vez mais altos. Comece, portanto, pela cozinha: verifique se sua geladeira está funcionando normalmente, se a vedação da porta está perfeita e se você não está deixando ela aberta. Além disso crie o hábito de fazer o degelo, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia.

Quando utilizar a máquina de lavar, acumule muita roupa para colocar na máquina de uma só vez, permitindo que ela trabalhe com o máximo da sua capacidade e com intervalos maiores, não sobrecarregando o consumo de energia. 

Economizando na conta de água 

A economia de água, deveria ser um hábito comum e frequente no nosso cotidiano. Não somente pela redução nos gastos mensais, mas principalmente, devido às questões relacionadas ao meio ambiente. O reaproveitamento da água da máquina de lavar é uma excelente maneira de economizar na conta de água. A água não potável, é excelente para lavar calçadas ou cômodos da casa, como o banheiros e varandas. 

Banhos rápidos deveriam ser frequentes, pois você economiza na conta de água e também na conta de energia, uma vez que o chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência.

Dicas

observe e conserte

No dia a dia, é importante atentar-se às torneiras mal fechadas, que acabam resultando na perda de água ao longo do tempo e tendem a aumentar seu consumo mensal. Faça consertos frequentes, se na sua casa tiver chuveiros ou torneiras que ficam pingando, ainda que sejam apenas pequenas gotinhas, pode levar você a desperdiçar volumes imensos de água todo mês. 

Os vazamentos também devem ser consertados o quanto antes, pois podem fazer sua conta de água subir absurdamente e lhe causar grandes transtornos por conta disso. A conta de água aumentou muito de um mês pro outro sem muita mudança no consumo? Pode ser um vazamento, é bom dar uma olhada no encanamento!

Mantenha  a torneira fechada na hora de escovar os dentes, enquanto lava as louças ou enquanto toma o seu banho ou enquanto dá banho nos seus filhos, Esses são hábitos essenciais para quem deseja diminuir o valor da conta de água na residência, todo cuidado é pouco e economia também.

Dicas gerais

Pague as suas contas em dia! Sim, isso pode te trazer uma grande economia ao final de cada ano. Já reparou que, quando você paga as suas contas em atraso, às vezes, vêm uns juros quase que insignificantes? Por este motivo, você não prioriza essas contas, pois sabe que não terá muitos prejuízos. Se você pagar as suas contas em dia você não precisará pagar multas por atrasos.

Somando todas essas pequenas economias, no final do ano a diferença pode ser fenomenal. Reduzindo o desperdício você colabora com o meio ambiente e ainda reduz a conta de água na sua casa. Por isso, procure colocar estas dicas em prática e mantenha um consumo de água mais saudável e muito mais sustentável no seu dia a dia. Seu bolso e a natureza agradecem!

ANÚNCIO