Soluções para quem não consegue juntar dinheiro

O ato de economizar dinheiro, serve não só para nos ajudar a conquistar um sonho ou manter um fundo reserva. É uma atitude que nos mostra que podemos ser mais disciplinados financeiramente, que conseguimos manter o foco nos nossos objetivos e que apresentamos uma auto-suficiência em relação ao futuro. 

Muitas pessoas apresenta uma dificuldade muito grande na hora de economizar. Isso gera uma insegurança e frustração, que faz com que essas pessoas desistam e acabem levando uma vida desordenada e sem alcançar seus objetivos. Se esse é o seu caso continue a sua leitura que nós vamos te ajudar.

Soluções para quem não consegue juntar dinheiro
Fonte: Imagem Internet

Observe soluções incríveis para que você consiga juntar dinheiro de maneira eficiente. Mas atenção! tudo dependerá do seu esforço. 

Defina uma meta

È muito mais fácil poupar dinheiro, quando se tem um objetivo para ser alcançado. Imagine, todas as vezes em que você pensar em gastar com algo supérfluo, se lembrar de que quer trocar de carro, reformar a casa, ou fazer aquela viagem dos sonhos. 

Tenha metas estabelecidas que podem ser feitas a curto, médio e longo prazo. E não se frustre se não alcançá-las, se reformule. 

Tenha um orçamento

É muito importante manter um orçamento pessoal. É comum pensar que as informações financeiras não precisam ser anotadas, porque muitas vezes o dinheiro não rende e vai direto para o pagamento de contas. A realidade não é tão simples assim.

Existem dois tipos de gastos: os supérfluos e os fixos. Os gastos supérfluos são aqueles em que compramos alguma coisa que não estava prevista. Os gastos fixos são aquelas contas obrigatórias que chegam no final do mês como aluguel, água, luz, telefone, condomínio, planos de saúde etc. 

Anotar todas essas despesas e ter um panorama das coisas que fazem o seu dinheiro “voar”, ajudam e muito na hora de economizar. O desafio aqui é o seguinte: anote todos os seus gastos a partir de agora, e se surpreenda com o tanto que você pode poupar ao final do mês. 

Administre as dívidas

Fonte: Imagem Internet

Está endividado e por isso não consegue poupar? Vamos apontar aqui algumas estratégias que irão te auxiliar nesse processo. 

  • Tenha noção de todas as suas dívidas. Algumas pessoas não conseguem nem estabelecer quais são as suas dívidas de fato. Esse panorama é muito importante. Se você não sabe alguma informação a respeito do que você deve, procure os órgãos de proteção ao crédito SPC e SERASA. Lá você terá acesso a todas as suas informações.
  • Pague primeiro as dívidas mais altas ou com juros maiores. Essas dívidas precisam ter uma prioridade, pois assim que você realiza a negociação, seu nome já é liberado. 
  • Renegocie suas dívidas. Procure a empresa, banco ou financeira ao qual você deve. Muitas delas oferecem um super desconto para dívidas mais antigas
  • Não ocupe mais que 30% do seu salário com o pagamento das dívidas. Se fizer isso, corre risco de precisar adquirir dívidas novas. 

Controle gastos

O segredo para o controle dos gastos é o planejamento. Colocando em prática os passos anteriores, fica fácil definir o que você pode ou não gastar, e qual a maneira de se portar diante das oportunidades de gastos. 

Compre capitalização

Se você definitivamente não consegue controlar os seus gatos, uma boa saída é fazer um título de capitalização. Essa alternativa funciona da seguinte maneira: Você deposita um valor estabelecido todo o mês e programa o período em que gostaria de retirá-lo. O prazo mínimo para a maioria das empresas de títulos de capitalização é de 1 ano, com um tempo de carência para resgate.

O diferencial desse tipo de investimento, são os prêmios que você concorre durante o período do seu plano. São sorteios periódicos e é grande a chance de ganhar.