Vale a pena ter cartão de crédito? Vantagens e desvantagens

Os cartões de crédito, de vilão, tornaram-se queridos por muitos consumidores, principalmente por conta da evolução de facilidades e oportunidades em suas funções. O surgimento dos bancos digitais tem impulsionado a utilização dos cartões pelos brasileiros.

Muitas companhias com suas boas condições e ausência de tarifas, fizeram muitos brasileiros se questionarem e perguntarem: Porque não ter um cartão de crédito? Nossos pais e avós talvez não tenham tido esse costume, pois sempre gostaram de pagar à vista, mas até eles têm se rendido a essa facilidade.

No entanto, o cartão de crédito também pode ser uma dor de cabeça para muitos pois a indisciplina no uso pode fazer você se afogar em dívidas, então existem aspectos positivos e negativos em tê-lo.

Vale a pena ter cartão de crédito? Vantagens e desvantagens
Fonte:(Reprodução/Internet)

Se você está interessado(a) em saber se vale a pena ter cartão de crédito, fique conosco que vamos fazer uma breve análise sobre o tema.

Como surgiu o cartão de crédito?

O famoso “pendurar” na conta já era um hábito dos antigos, como pegar algo no mercado e o dono anotar na caderneta  para Sr. Fulano ir lá pagar depois. Existem pessoas que se identificam com o famoso pagar fiado, e não tem problema nisso desde que pague, não é mesmo?

ANÚNCIO

Graças aos empresários Ralph Schneider e Frank McNamara, essa forma de pagamento se tornou possível por meio dos cartões de créditos. Ele surgiu na década de 50 nos Estados Unidos da América.

Mas eles não tinham a aparência que têm hoje, primeiro vieram com material de papel cartão para depois serem de plástico que é o utilizado até hoje só que com algumas modernizações. Eles chegaram no Brasil no ano de 1956, seis anos após a sua criação.

Os cartões possuem várias bandeiras hoje em dia, que nada mais são, que empresas intermediadoras dos bancos e cliente. As mais conhecidas são: Diners Club ( bandeira pioneira) Mastercard, Visa, Elo e  American Express.

Vantagens e Desvantagens de ter um cartão de crédito

Tudo na vida tem os prós e os contras não é mesmo? Ter um cartão de crédito pode ser muito bom, mas também tem suas desvantagens. Vamos falar um pouquinho sobre isso neste tópico.

A maior vantagem do cartão de crédito consiste na segurança que ele proporciona para o usuário, infelizmente a violência é uma crescente no país e andar com o dinheiro se torno algo extremamente arriscado. O cartão já é uma facilidade pois você pode levá-lo em qualquer lugar sem chamar atenção de meliantes.

Outro benefício, é quando você não tem o dinheiro para pagar um serviço à vista, o cartão possibilita você adquirir o que deseja e pagar quando o salário cair na conta, por exemplo. Sem contar a opção de parcelamento que ajuda muitos brasileiros a não comprometerem o seu orçamento.

Esta forma de pagamento também pode ajudar em questões de praticidade na hora de fazer compras, com a opção débito automático o consumidor nem precisa se preocupar em sacar dinheiro ou sair de casa para fazer o pagamento. Isso é possível em compras online, academia, obter serviços como Netflix, Amazon, carga de celular e outros.

Vale a pena ter cartão de crédito? Vantagens e desvantagens
Fonte: (Reprodução/Internet)

As desvantagens do cartão é quando você não é um bom gerenciador das suas finanças, vai comprando coisas aleatoriamente e quando percebe, a fatura está num valor gigante. Muitos brasileiros já tiveram seus nomes negativados, pelo mau uso do cartão de crédito.

Outra desvantagem é a cobrança de taxas nas máquinas de cartão, infelizmente em alguns comércios isso ocorre quando o cliente não realiza o pagamento no dinheiro em espécie, e o produto ou serviço que você adquiriu acaba saindo mais caro do que o planejado.

Por fim, mais um aspecto negativo é o número expressivo de clonagem de cartão no Brasil. Infelizmente, muitos usuários já relataram o infortúnio ao ir em algum estabelecimento. O que não ocorreria se o pagamento fosse efetuado com dinheiro.

Quais são os cartões queridinhos dos brasileiros?

Na hora de contratar os serviços de cartão de crédito, os brasileiros têm suas preferências. Separamos três empresas deles para você, vejamos:

Next

O Next  é uma instituição financeira online, que é uma das novidades no Brasil e tem sido utilizada por muitas pessoas. A bandeira desse cartão de crédito é a VISA.

O cartão de crédito Next oferece gratuidade na anuidade, possui alguns planos que podem ser cobrados dependendo das funções que você contratar. O plano básico por exemplo, a gratuidade de transferência ocorre nas transações entre contas Next ou Bradesco e são ilimitadas.

Caso tenha curiosidade em saber mais sobre o cartão de crédito Next, na página oficial deles possui mais informações.

Neon 

Assim como o Next, o Neon é um banco digital e possui funções bem similares. Não possui cobrança de tarifas de anuidade e o cartão pode ser solicitado através do Neon App, você consegue acessá-lo através da loja de aplicativos Google Play ou Apple Store.

Uma observação importante é que no Neon é cobrado uma taxa de R$6,90 ao sacar dinheiro em espécie. Quando à bandeira do cartão de crédito, é da empresa VISA. Se quer saber mais sobre este cartão, a página Neon tem mais esclarecimentos.

Santander 

O banco Santander é uma das instituições financeiras mais conhecidas em todo o Brasil, além dos cartões tradicionais que também são muito utilizados, o que mais é solicitado pelos consumidores é o Santander Free.

Normalmente os bancos físicos cobram taxas de anuidade em seus cartões, mas  o Santander Free veio para mudar isso. Ele não cobra essa tarifa dos clientes que consumirem mais de R$100,00 ao utilizarem este cartão. No site deste banco você pode obter mais informações, caso tenha curiosidade .

Taxas e Juros

Os juros de rotatividade de crédito desses bancos são nos valores mensais de 9,9%, tanto para os cartões de crédito Next, Neon e Santander.

Apesar de algumas desvantagens muitos brasileiros escolhem em adquirir o cartão de crédito, o recomendado é apenas ter cuidado ao realizar pagamentos e organizar mensalmente suas finanças para não entrar numa furada.

ANÚNCIO