99 começa a aceitar solicitações de corridas pelo WhatsApp

A partir das próximas semanas, a empresa de mobilidade urbana privada 99 irá iniciar a entrega do serviço de atendimento de corridas que serão solicitadas pelo mensageiro Whatsapp.

Diante do aumento da demanda por serviços digitais causada pela pandemia do coronavírus, a parceria é uma forma que as ambas empresas encontraram de tentar aumentar suas receitas.

Por enquanto, o formato ainda está em fase de testes, apenas determinadas cidades do interior paulista já se beneficiam do recurso, sendo elas São Carlos, Araraquara, Bauru e Presidente Prudente.

99 começa a aceitar solicitações de corridas pelo WhatsApp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Parceria de plataformas beneficia celulares mais básicos

Segundo Livia Pozzi, diretora de Operações de 99, o principal público-alvo da parceria são as classes C e D, cujos smartphones muitas vezes não têm muito espaço para baixar aplicativos, como acontece com aqueles que vivem em áreas onde a presença de sinal é mais enfraquecida.

Ainda de acordo com a diretora, a ferramenta é um meio de evitar a fricção e englobar os seus serviços a uma gama maior de pessoas, uma vez que as mesmas não terão que baixar o aplicativo da companhia apenas para solicitar uma corrida, pois o mensageiro estará à disposição.

Corridas serão pagas apenas em dinheiro

Pelo menos durante o período de ambientação da ferramenta, as corridas solicitadas pelo WhatsApp só poderão ser pagas com dinheiro, alternativa de pagamento que, segundo a executiva, é utilizada por aproximadamente 70% dos pedidos feitos no aplicativo. 

As cobranças realizadas serão as mesmas feitas pelo app 99 e, futuramente, é esperado por ambas companhias que se utilize o WhatsApp Pay para fazer pagamentos virtuais. O serviço já foi autorizado pelo Banco Central, porém apenas como teste.

Procedimentos de segurança mais rigorosos

Com o intuito de proporcionar maior segurança aos seus usuários, será necessário que se confirme determinados dados cadastrais no primeiro pedido. Na solicitação de corrida, deverão ser informados os locais de partida e desembarque utilizando um mapa integrado à interface.

Após, será produzido uma estimativa referente ao valor da viagem, ao tempo em que o motorista deverá chegar, nome do condutor e informações sobre o veículo utilizado. Ao final, o cliente receberá uma mensagem informando o valor que deverá ser pago.