Adiado para abril, Oscar muda todo calendário do cinema

Pandemia, abalos econômicos, manifestações ao redor do mundo. O ano de 2020 já um dos mais marcantes e trouxe para história diversos eventos que mexeram com vários setores e com a premiação do Oscar também.

Mesmo no ano de 2021, a comemoração que coroa as melhores produções do mundo também teve de ser mudada. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, foi quem anunciou recentemente que o Oscar 2021 será adiado.

A mudança se deu principalmente como um resultado de tudo que o mundo sofreu e alterou várias coisas. A notícia interessa todo mundo que é fã e está sempre acompanhando tudo dos cinemas, saiba mais.

Oscar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja porque o Oscar foi adiado e confira a nova data.

Porque o Oscar 2021 foi adiado

O Oscar, que é a maior premiação do cinema americano, aconteceria em fevereiro de 2021 e agora teve que realocar a sua grande festa para nova data. Essa vai ser a 93ª edição do evento que foi marcado pelos eventos atuais.

A premiação de 2020 aconteceu normalmente antes de estourar pelo mundo uma das piores epidemias já vividas. O vírus trouxe efeitos catastróficos a todos os setores e exigiu de todas as áreas medidas que contivessem sua propagação.

Com o isolamento social, as gravações, projetos já em andamento ou em processo de finalização do cinema também pararam. As estreias previstas ainda para 2020 foram adiadas e o cinema se adapta à nova realidade.

Adiado para abril, como vai funcionar a premiação

Devido às medidas de isolamento desse ano que interromperam as estreias, a premiação do ano seguinte já havia sido atrapalhada. Isso  porque a premiação analisa os filmes e da premia as produções do ano anterior.

Por isso, os filmes terão mais tempo para serem lançados. A organizadora do evento agendou a premiação para dia 25 de abril e deu até a data de 28 de fevereiro para os filmes estrearem e conseguirem concorrer a edição.

A notícia da elegibilidade dos filmes e da nova data foi dada no Twitter da Academia. O mesmo tweet também informou que as nominações dos filmes que realmente estão concorrendo vai acontecer no dia 15 de março.

O cinema e a pandemia, assista o vídeo

Mesmo com a data tendo sido adiada, como os diretores farão para lançar e poder concorrer ao Oscar? Há uma pressa para voltar as atividades dos cinemas, principalmente por parte dos cineastas, mas ainda há um grande receio a voltar a aglomerar pessoas nas salas de cinema.

Mesmo com vários filmes já adiados e novas datas começando a surgir, nada ainda é uma certeza. A pandemia com certeza irá mudar a forma de produzir também de consumir os filmes. Novas medidas de higiene nas salas de cinema já estão certas em alguns lugares do mundo.

Com ressaltado no vídeo, a tendência de lançar primeiramente os filmes em festivais ao redor do mundo entra em choque com outras formas de consumir os filmes que durante o isolamento cresceram mais ainda. Os serviços de Streaming aumentaram 20% no uso durante pandemia.

Filmes que tiveram a estreia adiada

O Oscar teve que ser adiado por motivos de força maior apenas outras três vezes. Os eventos foram em 1938 com a inundação que aconteceu em Los Angeles, em 1968 devido o assassinato de Martin Luther King Jr. E depois em 1981 quando o presidente Ronald Reagan sofreu uma tentativa de assassinato.

O presidente da academia e a diretora executiva informaram que o prazo pretende dar além de mais tempo, também mais flexibilidade aos cineastas, já que apenas filmes exibidos nos cinemas de Los Angeles iriam poder ser indicados ao Oscar 2021.

Da animação o filme novo da Mulan foi adiado e é um dos primeiros filmes do retorno do cinema. Doutor estranho e 2 também entrou na lista de filme que tiveram que esperar juntamente com o novo filme do Thor “Love and Thunder”. Saiba mais filmes que foram adiados.