Amazon apresenta o seu primeiro veículo elétrico para entregas

Nesta quinta-feira (8), a Amazon apresentou ao mercado o seu primeiro veículo elétrico destinado às entregas. A van em questão foi desenvolvida em parceria com a startup norte-americana Rivian, e promete agilizar ainda mais os serviços da companhia.

O veículo foi fabricado para atender especialmente as necessidades da empresa de Jeff Bezos, que pretende disponibilizar, até 2030, cerca de 100 mil unidades nas estradas. O projeto também é parte da iniciativa que pretende livrar 100% das emissões de carbono.

De acordo com a Amazon, até então não havia no mercado veículos elétricos capazes de suprir as necessidades rotineiras da companhia, bem como de seus motoristas, portanto, o acordo com a Rivian foi estabelecido a fim de acelerar o desenvolvimento de uma solução eficaz. 

Van elétrica dispõe de recursos únicos

Segundo Ross Rachey, Diretor de Frota e Produtos Globais da Amazon, quando foi decidido a criação da van, a empresa já possuía o conhecimento de que seria necessário criar um que superasse todos os veículos de entrega já existentes, e que gerasse entusiasmo aos clientes da companhia.

O veículo, sem nome, possui características que, combinadas com a tecnologia, auxiliam o motorista no trânsito. O conjunto de sensores, descritos como sendo o estado da arte, foram especialmente desenvolvidos para gerar uma melhor compatibilidade com os recursos criados para a van.

Dentre as possibilidades existentes, está o melhor monitoramento da estrada graças a um para-brisa grande, e câmeras externas conectadas a uma tela no painel que dão ao condutor uma visão de 360º em volta do veículo.

“Combinamos a tecnologia da Rivian com nosso conhecimento de logística de entrega, e o resultado é o que você vê aqui – o futuro da entrega na última milha”, afirmou Ross.

Alexa será integrada ao sistema

Como ferramenta de transporte da Amazon, é natural integre a Alexa à interface para consultar rotas ou prever o tempo. A porta do motorista é reforçada para fornecer mais proteção e há luzes de freio ao redor das rodas traseiras para que outros motoristas possam ver melhor quando a van está parando.

Por fim, no porta-malas, há um sistema de estantes internas com três camadas para melhor organizar a mercadoria, com uma porta atrás do motorista que pode ser aberta ou fechada conforme a necessidade. Vale ressaltar que todos eles alcançaram emissões zero de carbono.

Previsão de disponibilidade do dispositivo

A Amazon declarou que o primeiro lote de dispositivos será lançado nos Estados Unidos no próximo ano, com 10.000 unidades em uso até 2022 e 100.000 unidades em uso até 2030. Este é apenas um dos três veículos elétricos em desenvolvimento pela empresa.