Apple encerra conta da desenvolvedora do Fortinite

Depois de toda discussão da Epic Games com a Apple sobre o método de pagamento utiliado pela plataforma, a gigante da tecnologia decidiu encerrar a conta da desenvolvedora do Fortnite na App Store.

O encerramento da conta aconteceu nesta sexta-feira (28) em meio aos conflitos das duas empresas sobre as políticas de cobrança da plataforma. A medida da Apple impede que a Epic Games faça atualizações em seus aplicativos.

Segundo a Apple, os usuários que já tinham o aplicativo instalado, poderão jogar normalmente, mas não poderão receber as novas atualizações. Em nota, a empresa disse não estar contente com o que está acontecendo.

Apple encerra conta da desenvolvedora do Fortinite
Fonte: (Reprodução/Internet)

A polêmica da Apple x Epic Games

A nota da Apple mostrou que a empresa está desapontada com a situação pois as duas companhias trabalharam juntas por anos. Na semana passada, a empresa já havia informado que tinha a intenção de remover a conta da Epic Games.

Além disso, a empresa ainda ameaçou remover o suporte para o motor gráfico Unreal Engine, que funciona como ferramenta de desenvolvimento para vários aplicativos. Porém, a justiça dos EUA emitiu uma ordem temporária que garante a manutenção da Unreal Engine.

Por outro lado, a justiça não conseguiu emitir uma ordem para que o Fortnite seja preservado na loja de aplicativos. Segundo a Apple, ao invés da Epic se render às diretrizes da empresa ela continua enviando atualizações do jogo que violam as leis da marca.

Opinião dos desenvolvedores

Segundo o presidente-executivo da Epic Games, Tim Sweeney, a empresa não estava enviando atualizações que violavam as diretrizes da Apple. Completa afirmando que as únicas atualizações que foram enviadas era a 4ª temporada de Fortnite.

Em sua conta do Twitter, Tim Sweeney ironiza retuitando um tuíte da App Store. No tuíte, a empresa faz uma pequena publicidade sobre a nova era de PUBG, que é concorrente do Fortnite e o CEO da Epic respondeu ironizando:

“Enquanto esperamos a Apple liberar Fortnite no iOS e Mac, aqui está outro maravilhoso battle royale patrocinado pela Unreal Engine” afirmaram.