Atividades para manter a saúde mental

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A internet trouxe diversas mudanças positivas em nossa sociedade, como a praticidade de poder ver um filme sem precisar ir à uma locadora, comprar algo sem sair de casa, até mesmo abertura de conta corrente é possível fazer através da internet e de aplicativos.

Contudo, infelizmente, o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxe algumas mudanças nem tão positivas assim, por exemplo, já aconteceu de você chegar no final do dia e se sentir com a cabeça cansada? Um desgaste muito mais mental do que físico?

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Pois é, esse desgaste mental, muitas vezes, pode ser consequência do excesso de informações que recebemos no decorrer do dia. Com Twitter, Instagram, Whatsapp e outros aplicativos, estamos conectados quase 24h por dia, sem muito tempo de descanso.

Atividades para manter a saúde mental
Fonte (Reprodução/internet)

E, já que o assunto é aplicativos, por que não usar usar alguns para manter a saúde mental?

Quality time, faça uma dieta digital

É comum conhecer pessoas fazendo Detox na alimentação, mas, já conheceu alguém fazendo detox da internet? Que tal um aplicativo que te ajude a controlar o tempo que passa em aplicativos, desde monitorar a bloquear algum aplicativo depois de um tempo.

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Sabe aquele joguinho que você entra pensando “vou jogar só uma partida”, e quando vê já se passaram horas, e você já está no 10° nível e continua jogando? Ou, aquela velha história de “só mais um episódio” da série na Netflix e, quando percebe, já viu a série toda.

Com o Quality Time, além de conseguir ver quanto tempo, de fato, você gastou em cada aplicativo, é possível bloquear o aplicativo depois de um tempo. Dar pequenas pausas pode ser uma boa quando está usando muito a cabeça pode ajudar, mas, ênfase no “pequenas”

Então, com o Quality você vai conseguir evitar de forma mais eficiente que essas pequenas se tornem grandes pausas. Ele é exclusivo para Android, mas, no próprio sistema do iOS é possível ver o tempo gasto em cada aplicativo.

Querida ansiedade…

É ansioso, ou conhece alguém que seja? Sabia que tem um aplicativo desenvolvido por uma psicóloga que é para ajudar a lidar com essa ansiedade? É o aplicativo “Querida ansiedade”, que está disponível tanto para iOS como para Android.

Ele não promete cura, mas, ajuda a dar uma forcinha no dia a dia para lidar com a ansiedade, através de atividades, vídeos, ebook e até mesmo podcast! É um aplicativo que pode ajudar e, uma das melhores partes, ele é completamente gratuito!

Se a ansiedade tem tirado seu sono e atrapalhado o seu dia a dia, esse pode ser um aplicativo que ajudará bastante a lidar com isso. Ele tem até mesmo um espaço para anotar o estado emocional, como se fosse um pequeno diário e, para explicar melhor como ele funciona, tem um espaço “como utilizar o app”, onde mostra como o app pode ajudar.

SPACE – Rompa com o vício do telefone, e cuide da saúde mental

Que tal um aplicativo considerado, pela própria Google, como essencial para o dia a dia? Esse é o Space – Rompa com o vício do telefone, com um método apoiado por grandes universidades e com um layout bem simples e prático.

Ele rastreia os hábitos diários e como a internet é utilizada, o que vai determinar como é o seu perfil comportamental e vai te ajudar estabelecendo metas para ir diminuindo o tempo de uso, e ainda vai acompanhar seu progresso.

Ele é gratuito e promete uma mudança de comportamento em 60 dias, então, se você está tendo dificuldade de diminuir o uso do celular e precisa de uma forcinha, esse aplicativo pode ajudar bastante!

Atividades que ajudam a manter a saúde mental

Bem, nem só de aplicativos vive o homem, não é verdade? E há algumas atividades físicas que podem ser feitas que, além de fazer bem para o físico, terão muitos benefícios para a saúde mental também, são eles:

Caminhada

Tirar uns 30 minutinhos por dia para uma caminhada fará ajudará a criar uma rotina, criando um momento que aliviará a tensão do corpo, relaxando os músculos e liberando endorfina no cérebro, isso é, o hormônio que diminui a tensão, sendo recomendado até mesmo para quadros de depressão.

Musculação

Com um foco e atenção maior às sensações físicas, a musculação ajuda a desenvolver a concentração, além de proporcionar um relaxamento dos músculos, no fim do exercício. Além disso, é indicado para pessoas que sofrem com ansiedade.

Esportes em equipe

Esportes em equipe são ótimos para praticar e desenvolver habilidades de comunicação e melhorar a empatia e solidariedade com o próximo, afinal, como diz aquela velha frase “nenhum homem é uma ilha”.

Ciclismo

Se o seu problema é com a memória, um exercício que pode ajudar bastante é o ciclismo, que ajuda não só com a memória, mas, também, com a atenção e a percepção e, se for realizada ao ar livre, de quebra ainda vai ajudar a desestressar e proporcionar um momento de solitude (diferente de solidão), o que ajuda a manter um equilíbrio também.

Vídeo Bônus

Aqui vai um vídeo desenvolvido por um psicólogo, com 4 dicas para melhorar a saúde mental, é rapidinho o vídeo, vale a pena dar uma conferida

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