Confira como se cadastrar no CadÚnico

ANÚNCIO

O Brasil é um país que tem crescido economicamente, e tem se desenvolvido com o passar dos anos. Mas ainda assim, é um país que tem muito o que melhorar. Só em fevereiro de 2020, o índice de desemprego cresceu significativamente.

Pensando nos brasileiros vulneráveis economicamente e socialmente falando, o Governo Federal cria programas para atender essas pessoas. Um instrumento utilizado para essa finalidade é o Cadastro Único, ele possibilita a assistência desses programas à populações carentes.

ANÚNCIO

No entanto, mesmo com essas medidas, existem pessoas que não conhecem e nem sabem se tem o direito de realizar a sua inscrição. Se você se enquadra nesse caso, esse texto te ajudará a ter mais esclarecimentos sobre o assunto.

Confira como se cadastrar no CadÚnico
Foto: Reprodução/internet

Quer saber se você tem direito de estar inscrito no CadÚnico? Permaneça aqui neste artigo, que vamos te informar tudo sobre isso, e mais, iremos ensinar como fazer seu cadastro para que tenha acesso aos programas governamentais.

Para que serve o CadÚnico?

O Cadastro Único, popularmente conhecido como CadÚnico, funciona como um recurso que permite ao Governo, ter acesso a situação financeira e econômica das famílias brasileiras. A renda mensal dessas famílias devem ser igual ou inferior a metade do salário mínimo, isto por cada integrante.

ANÚNCIO

Se não se encaixar no requisito mencionado, a renda da família tem que ser no máximo três salários mínimos por mês. E as famílias que têm renda maior que esta, não podem ser cadastradas? Podem sim. No entanto, elas precisam estar ligadas a algum programa do governo.

Por ser um instrumento utilizado justamente para auxiliar um público específico, ele exige várias informações pessoais dos indivíduos e da família como um todo. Vamos entender um pouquinho sobre os programas que estão vinculados ao CadÚnico.

Programas Sociais

Hoje, o Cadastro Único tem vínculo com cerca de 20 programas do governo, oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal. Alguns deles são: Minha casa, minha vida; Bolsa Verde, Bolsa Família; Passe livre para portadores de deficiência; Pro Jovem e muito mais.

Vamos falar um pouquinho sobre o mais conhecido deles, o Bolsa Família. É um projeto do Governo Federal destinado aos lares carentes. Ele ajuda as famílias a terem o direito de usufruir de uma vida digna, direito este que é garantido pela própria Constituição Federal.

Confira como se cadastrar no CadÚnico
Foto: Reprodução/internet

Ele possibilita auxílio à alimentação, e saúde. O programa é um enfrentamento direto aos índices de pobreza e fome no país. Atualmente, são mais de 13,9 milhões de famílias que são beneficiárias deste projeto em todo o território nacional.

Nota-se que ter o Cadastro Único pode ajudar essas pessoas a terem acesso às iniciativas do poder público. Exemplo disso, foi o Auxílio Emergencial, pessoas que já eram inscritas no CadÚnico puderam receber o valor de 600 reais de forma automática.

Como fazer meu cadastro?

Como é recurso do governo, deve-se ter cuidado na hora de informar todos os dados necessários, pois caso falte um, a inscrição não é efetuada com sucesso. Então, pegue uma caneta e um caderno para anotar um e não perder nenhum requisito.

O cadastro pode ser feito indo a um Centro de Referência em Assistência Social da cidade que você mora, levando os documentos de cada membro da família como documento de identificação, título de eleitor, carteira de trabalho (se tiver), certidão de nascimento e casamento.

Confira como se cadastrar no CadÚnico
Foto: Reprodução/internet

É importante levar foto 3×4 de cada membro da família, bem como comprovante de residência. Uma forma de acompanhar seu cadastro e para saber quais programas em que você está inscrito, bem como achar o CRAS mais próximo de você é instalar o Meu CadÚnico no celular.

O aplicativo pode ser encontrado nas lojas de programas dos telefones de sistema Android ou iOS. A instalação é feita gratuitamente. Recomendamos que faça uma breve leitura no site da Caixa Econômica clicando aqui. 

Para facilitar a visualização de como fazer a instalação do app, deixamos um vídeo aqui embaixo para ser visualizado. Nele, também é explicado como utilizar essa ferramenta criada especialmente para ajudar usuários desse recurso.

ANÚNCIO