Confira estados e cidades que já adotaram o lockdown

Muitas cidades estão adotando o lockdown. Esta noticiado nos jornais, na internet, nos grupos de família. Mas, você sabe o que é lockdown? Este é o nome do protocolo de saúde adotado pelas autoridades para evitar a circulação de pessoas ao redor do mundo.

A pandemia do coronavírus a todo instante demanda medidas mais rígidas e alguns estados e cidades do Brasil tem feito a sua parte. Ainda em divergência, por outro lado, há governos estaduais e prefeituras que ainda não decidiram aderir à medida.

Visando a proporção e o tamanho do Brasil, o cenário de divergência entre os governos estaduais e federal é comum. No princípio da pandemia o isolamento social veio com força, foi se enfraquecendo na maioria das cidade brasileiras e alguns governos resolveram adotar o lockdown para evitar maior índice de contaminação por coronavírus.

Foto: Reprodução/internet

Veja quais são as cidades e estados brasileiros que adotaram o lockdown.

Cidades reabrem comércio enquanto outras adotam lockdown

A expressão em inglês é usada no mundo todo e foi adotada em uns países e em outros não. A medida foi tomada principalmente em estado de emergência pelos países em que mais existiam casos tanto na quantidade de contágio, como morte. Alguns deles foram a China, a Itália, a Espanha e Israel.

Porém, enquanto alguns desses e outros países diminuem seus casos de coronavírus, o Brasil é um dos que enfrentam o aumento diário. A quantidade de casos já passou a China, mas não há consenso a respeito das medidas a serem tomadas. São mais de 160 mil confirmados e mais de 11 mil mortos.

Contudo, o mês de março, finalizou com algumas cidades que afrouxaram o isolamento social reabrindo o comércio. Só em São Paulo foram 24 cidades, também aconteceu no Rio Grande do Sul, em cidades de Belo Horizonte e mais. O lockdown veio em contrapartida em outras regiões para fechar o comércio, bloquear e multar a circulação de pessoas.

lockdown
Foto: Reprodução/internet

Contrastes entre os governos estaduais

As semanas vão passando e algumas cidades decidem pouco a pouco utilizar a medida. Contudo, a previsão é de que não haja fechamento completo em todos os governos estaduais. Desde o início da pandemia foi identificado mudanças e contrastes nas decisões dos governos das cidades.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, João Dória é um dos governadores mais incisivos nas medidas de isolamento. A cidade já foi epicentro da doença no Brasil, porém vem identificando queda no isolamento e o governador menciona adotar o lockdown, porém ainda sem confirmação.

Por outro lado, cidades como Brasília, sob o governo de Ibaneis Rocha enfrenta diversas tentativas da reabertura total do comércio. O governador tenta contra uma juíza apresentar condições satisfatórias para justificar a reabertura. Saiba mais aqui. A cidade possui mais de 2.500 casos e um volume grande de portas abertas.

Lockdown no Brasil

Atualmente, já existem 18 cidades das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste com o lockdown oficializado. Dentre os governos que decidiram adotar a medida cidades do Norte e do Nordeste foram as primeiras.

Prevendo o iminente colapso no sistema de saúde e com ele já acontecendo em alguns lugares foi as cidades passaram a bloquear ruas, multar pessoas e ser mais rigorosa com o comércio e  movimentação de carro e pessoas.

Foto: Reprodução/internet

Confira as cidades que adotaram

Aconteceu no Maranhão em São Luís e em mais três cidades, no Pará, Belém e em mais 9 cidades. Na Amazônia, apenas a cidade de Tefé, apesar da ação do Ministério Público para adotar a medida na capital, Manaus.

No Ceará se encontram a cidade de Fortaleza, no Rio de Janeiro as primeira cidades foram Niterói e São Gonçalo. Já em Minas Gerais encontra-se em lockdown a cidade de Barbacena. Em Pernambuco a medida foi sinalizada pelo governo porém ainda não adotada oficialmente.

As cidades adotaram o lockdown de formas diferentes. Alguns restringiram o acesso a ruas, outros fazem revezamento de placas no trânsito e ainda outros reforçam e fecham comércio. As medidas em São Gonçalo do Rio de Janeiro e de Guia Lopes da Laguna em Mato Grosso do Sul, por exemplo, se encontram dentro dessas expectativas porém não usaram o termo.