Correios inauguram primeiro armário inteligente no Distrito Federal

Nesta terça-feira (27), os Correios inauguraram seu serviço de armários inteligentes, smart lockers em inglês, no Distrito Federal. A exemplo da Amazon, que também utiliza da mesma ferramenta, os recursos são utilizados para entrega de encomendas.

O evento de inauguração das entregas dos armários ocorreu na sede da Administração Regional, mais especificamente no Paranoá, sendo a localidade a primeira da capital brasileira a receber a novidade. Segundo a estatal, o serviço não terá custos adicionais.

Assim como acontece no exterior, os armários inteligentes pretendem ser úteis para usuários que sofrem com problemas referentes a entregas em endereços de difícil acesso, bem como para pessoas que não possuem disponibilidade diária para receber a encomenda.

Correios inauguram primeiro armário inteligente no Distrito Federal
Fonte: (Reprodução/Internet)

Clientes terão limite de tempo para retirar produtos

Para usufruir do ponto de autoatendimento, os usuários terão que realizar cadastro no IdCorreios (via app para Android ou iOS). Ele é destinado para acomodar tanto compras feitas online, quanto postagens, bastando indicar o CEP do locker (71570-989) e o CPF ou CNPJ do destinatário.

Após a encomenda ser acondicionada, a pessoa irá ser notificada através de um e-mail, ou pelo aplicativo, que possui o código de acesso. O usuário terá até três dias para retirar a encomenda. Para isto, basta digitar o código recebido na tela do terminal e o acesso ao produto será liberado.

“[…] Em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade para a empresa”, disse Floriano Peixoto, presidente dos Correios.

Para chefe de gabinete, plataforma garante inclusão social

Segundo, Paulo Cesar Chaves, chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF e quem representou o governo local durante o evento, a plataforma da estatal garante uma maior inclusão social e se trata de uma solução que irá facilitar a vida de muita gente.

Para Sergio Damaceno, administrador regional do Paranoá, a instalação do equipamento dos Correiros se trata de uma importante vitória aos moradores. O presidente da estatal continuou ao afirmar que o serviço está em sintonia com o que há de mais moderno no mundo.