Dicas para desenvolver o hábito de leitura

A leitura é uma das principais ferramentas da educação e deve ser incentivada todos os dias. Existem pessoas que têm o gosto pela leitura naturalmente, outras que precisam se esforçar um pouco mais para tornar isso um hábito. E o grande desafio é exatamente esse, criar o hábito da leitura

Os principais agentes de incentivo da leitura dentro de casa são os pais, pois quanto mais cedo os adultos ensinarem para os seus filhos, mais cedo eles entenderão a importância de ler, e crescerão sabendo se comunicar corretamente, saberão obter informação sem ser dependentes de televisão e WhatsApp, por exemplo.

Mas nada está perdido, se você não teve esse hábito desde cedo, é possível desenvolvê-lo mesmo depois de adulto. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste texto, dicas eficientes para desenvolver este costume. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Ficou curioso(a) para saber como criar ou melhorar o seu hábito de leitura? Leia mais sobre isso neste texto, e torne-se um grande leitor(a).  

A importância da leitura 

A cultura da leitura é diferente em cada país, sabemos que no Brasil o hábito de ler é algo difícil de se desenvolver dentro dos lares, das escolas, dos locais de trabalho porque, infelizmente, somos um país que não tem essa característica em nossa cultura.  

Na Inglaterra, por exemplo, se você entrar em um ônibus ou metrô irá se deparar com poucas pessoas conversando ou mexendo no celular, a maioria delas estarão lendo o jornal ou algum livro, não é atoa que são conhecidos como um povo extremamente culto, pois tem esse hábito enraizado na sua história. 

Já no Brasil, ao utilizar o transporte público você vai perceber as pessoas conversando ou no celular, principalmente a segunda alternativa. Isso reflete claramente a nossa pouca cultura em ler.  De acordo com uma pesquisa feita entre os brasileiros, existem aproximadamente 31% de brasileiros que não têm o hábito de ler

Fonte: (Reprodução/Internet)

Como dito anteriormente, a leitura tem um papel essencial na fase de alfabetização das crianças, as tornam mais ricas em seu vocabulário, elas desenvolvem melhor sua compreensão e interpretação não só de texto, mas da vida.

A assimilação do que está ao seu redor ocorre mais rápido e de forma eficaz, pois na leitura você usa mais o seu cérebro do que em outras atividades do cotidiano, ela tem o poder de estimular  suas emoções, imaginação e reflexão, conforme estudos da American Academy of Pediatrics.

Dicas para desenvolver sua leitura 

Uma pesquisa postada no G1, apontou que as crianças brasileiras leem mais que os adultos, isso ocorre pois a escola é um grande incentivador no desenvolvimento deste hábito, e a vida de adulto é muito corrida, não é mesmo? 

Muitos adultos optam por assistir Netflix, dormir, malhar, navegar nas redes sociais ou fazer qualquer outra coisa ao invés de se debruçar em um mundo tão rico como o da leitura. Mal sabem que a leitura é uma peça fundamental para o crescimento profissional, e ajuda a enxergar muitas crenças limitantes em nós mesmos. 

Mas se você que não obteve o hábito de ler quando criança e quer desenvolver isso agora, preparamos algumas dicas para você começar hoje a sua caminhada. 

Dica 1. Escolha o livro certo

Para quem está querendo inserir a leitura no seu dia a dia, é interessante não começar com livros gigantes e com linguagem difícil. Primeiro você precisa se adaptar com essa nova atividade. Um livro muito bom para começar é: O Pequeno Príncipe. É um livro pequeno com uma linguagem muito simples e com ótimas lições de vida.  

Aparentemente um livro direcionado para crianças, mas que trazem ensinamos para vida independente do leitor. Veja na Superinteressante 5 motivos para ler este livro. 

Dica 2. Separe 30 minutos do seu dia 

Muitas pessoas dizem que não têm tempo para ler livros, pode parecer clichê mas sabemos que sempre achamos tempo quando se tem prioridade. Então, priorize este momento de leitura, tire 30 minutos do tempo que você provavelmente ficaria no celular e se dedique a ler algumas páginas do livro que escolheu. 

Dica 3. Estabeleça metas

Trace metas para o seu novo hábito, tire um tempo do seu dia e coloque no papel quais livros você quer ler este ano, se possível estabeleça no mínimo um livro por mês, no final do ano você terá lido 12 livros, o que é maravilhoso. 

Caso não consiga ler 1 por mês, estabeleça metas alcançáveis, mas sem ser preguiçoso, hein? Veja este vídeo ensinando a como montar seu cronograma de leitura: 

Dica 4. Identifique o que você gosta

Após começar a engatinhar na leitura, é importante você identificar o tipo de leitura que prende sua atenção, o gênero textual que combina com você faz toda a diferença pois você não encarar o desafio como uma obrigação. 

Outro fato importante é perceber se você é um adepto de livros físicos ou um leitor moderno que gosta do mundo digital. Existem muitos aplicativos legais para leitura, caso tenha interesse em saber mais informações, acesse à página do CanalTech

Hora de colocar em prática

Espero que tenham gostado das quatro dicas que demos aqui para você, se possível, já comece hoje colocando em prática o que aprendeu aqui e desfrute do universo da leitura.