Dicas que podem te ajudar a trabalhar em casa

Trabalhar em casa é quase um sonho para muitas pessoas, contudo, ao realizar esse sonho muitos se deparam com uma realidade um pouco diferente daquela imaginada e, diversas vezes o rendimento e produtividade cai, o que resulta em alguns puxões de orelha.

Mas, há algumas dicas para manter a produtividade trabalhando em casa, sem se tornar algo cansativo, nem monótono. Essas dicas podem ajudar bastante, ainda mais levando em conta de que a cada dia o mundo se torna mais digital e o trabalho de casa mais comum.

Então, se você está em busca de um trabalho home office, é bom ter certeza dessa decisão, há muitas vantagens, especialmente pelo horário completamente flexível e autonomia, de forma que o mais importante é a entrega da demanda, contudo, há suas desvantagens também.

Dicas que podem te ajudar a trabalhar em casa
Foto: Reprodução/internet

Vamos ver algumas dicas para o trabalho de casa? São dicas bem simples e práticas de serem colocadas em prática e, vai ter uma surpresa para descontrair no final.

Observações antes de começar a trabalhar em casa

É muito comum uma ideia de que trabalhar em casa é um sinônimo de ganhar muito dinheiro com pouco trabalho, mas, a realidade é bem diferente dessa crença. Na realidade, o trabalho remoto muitas vezes é até mais puxado do que o trabalho tradicional.

ANÚNCIO

Isso sem falar que a linha entre vida profissional e vida pessoal se torna cada vez mais tênue, correndo o risco de acabar misturando as duas, o que pode causar mais estresse, pela dificuldade de descansar de fato, uma vez que a casa é o ambiente de trabalho.

Tenha um local separado na casa

Então, a primeira dica é para evitar esse estresse e que você consiga descansar é que tenha um ambiente na casa separado para o trabalho, isso é, evite trabalhar em suas áreas de descanso, como no quarto e sofá da sala.

Assim, nas suas horas de descanso, você não estará no ambiente de trabalho, o que reduzirá o estresse e vai facilitar a se desligar de fato do trabalho, o que pode ser outra dificuldade e, para superar ela…

Tenha um horário definido para o trabalho

De fato, uma das maiores vantagens quando se fala de um trabalho remoto é a flexibilidade do horário, contudo, procure ter uma hora definida para o trabalho. Essa hora não precisa ser no horário comercial, você não será obrigado a acordar tão cedo.

Contudo, é importante que tenha uma hora definida para separar ainda mais a vida profissional da pessoal, então, nada de colocar a série em dia no horário que você estipulou para o trabalho, e nada de ficar checando o e-mail enquanto está vendo um filme com a crush.

Invista em conforto

Você vai passar um bom período trabalhando sentado e, provavelmente, de frente para o computador e, convenhamos, uma das piores coisas é passar muito tempo sentado em uma cadeira desconfortável, concorda? Isso sem falar que, às vezes, causa dores.

Então, invista em seu conforto, assim, o período de trabalho será mais confortável e, consequentemente, sua produção será ainda melhor. Isso sem falar que pode evitar que venha a ter dores na coluna.

Tenha uma internet de qualidade

Já aconteceu com você de tentar entrar em um site e, então, o site ficar travando e demorar para entrar? Isso incomoda né? Especialmente quando se está com pressa.

E quando há uma reunião por videoconferência que não conseguimos ouvir direito o que está sendo dito, por ficar cortando e travando o tempo todo? Então, para evitar esses estresses, é importante que tenha uma internet de qualidade.

Não há dress code, mas, não trabalhe de pijama

Algo que pode ser uma tentação muito grande é trabalhar de pijama, afinal, é uma roupa bem confortável, mas, pode não ser uma boa ideia.

Muito de nossas atitudes e decisões são feitas e influenciadas pelo nosso subconsciente, de forma que, ao continuar de pijama, o subconsciente entende que vai dormir logo, o que pode dar mais preguiça e sono durante o trabalho.

Então, vista uma roupa de trabalho, claro que não precisa ser uma camisa social e gravata, mas, um pijama também pode não é a melhor opção.

Surpresa prometida

E, para descontrair, aqui vai um vídeo sobre trabalhar em casa.

Lembre-se que mesmo de casa, as responsabilidades com o trabalho são as mesmas se estivesse no seu local de trabalho, por isso, tente criar uma rotina e manter os hábitos que tinha/tem quando está presencialmente. Isso é fundamental.

ANÚNCIO