Epidemia e pandemia, entenda a diferença

Em pleno surto de coronavírus, surto não, epidemia de coronavírus, calma… PANDEMIA de coronavírus. Calma ai, você sabe qual é a diferença de um para o outro? Já estamos todos sabendo o que fazer para nos proteger da pandemia do coronavírus. Mas você sabe o que é pandemia?

Você já sabe que tem que passar álcool em gel, cobrir a boca ao tossir, lavar as mãos e evitar a multidão. Mas falando em coronavírus o que você sabe sobre o termo que se usa para definir o momento que estamos vivendo sob esfera mundial?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o novo coronavírus é um caso de pandemia global. Antes o caso foi designado pela OMS como uma epidemia. O que mudou? Qual é a diferença entre um e outro?

epidemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Não que erra mais no assunto? Continua lendo com a gente.

O que é epidemia

É normal que tenham-se dúvidas em relação aos termos, até porque surgem divergências com relação a epidemia e pandemia até por parte das autoridades de saúde do mundo. Para você não errar mais, fica ligado.

Quando o assunto é epidemia, nós estamos falando do caso de uma doença que se espalha de forma incomum numa determinada região por período de tempo ilimitado. Exemplo, o coronavírus que começou a se espalhar pela China de forma intensa.

Outra característica da epidemia é quando a doença se espalha de forma acima da média do que foi observado em outros anos. Ou então uma doença que até então não era conhecida e começa a se espalhar de maneira intensa em uma região. Pode estar localizada em um ou dois países, mas de maneira ainda localizada.

Mas quando uma epidemia vira pandemia?

No dicionário a palavra pandemia é usada para designar o momento em que uma doença afeta um grande volume de pessoas pelo mundo de forma simultânea. Aqui a disseminação não está restrita a um país específico, acontece em países e continentes diferente.

Não há um consenso sobre quando exatamente a epidemia vira uma pandemia. Com o coronavírus, a OMS também não soube exatamente definir em que momento um passa para o outro. Contudo, com o avanço da doença pelo mundo, era de se esperar que em algum momento a organização usaria o termo de pandemia para se referir a ela.

O anúncio da pandemia do coronavírus pela OMS aconteceu quando todos os continentes foram afetados pelo coronavírus, fica aí um bom indicativo também. Resumindo, então a pandemia são surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo, mas o que são surtos? Saiba no último tópico.

A fase do surto é anterior aos dois casos

A fase anterior a epidemia é a fase do surto. Ele é o primeiro caso de infecção por doenças em um grupo, a partir dele se desenvolvem a epidemia em um país, em seguida a pandemia em diversos países de todos os continentes.

A doença quando começou a circular na primeira cidade da China e não tinha se espalhado para outras regiões do país era considerada como um surto. Então, surto é quando a doença fica restrita a uma região de um país específico.

No Brasil, temos casos recentes da febre amarela, que voltou a aparecer juntamente com os casos de sarampo. Ambos são considerados como surtos. Também são surtos os casos de dengue e zika.

Mas se ainda assim ficou alguma dúvida, confere o vídeo explicativo clicando aqui.