Estudantes pedem o adiamento do Enem 2020

O sonho de muitos brasileiros é conseguir ingressar em uma faculdade. Seja para se tornar um médico ou conseguir se especializar para se adequar ao mercado de trabalho com outra profissão.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou a principal porta de entrada para que esses sonhos se realizem. Diversas faculdades privadas e universidades públicas utilizam da nota no exame como processo seletivo para a entrada de novos alunos.

Porém, com o surgimento da pandemia, muito se discute sobre o adiamento do exame. Por uma série de fatores, muitos defendem que o exame seja realizado em uma data futura, enquanto o próprio MEC (Ministério da Educação) defende que seja realizada nas datas anteriormente divulgadas.

Fonte: (reprodução/internet)

Quer saber por que querem adiar o Enem? Fique aqui e confira alguns dos motivos colocados em pauta.

Aulas suspensas

Desde o início da pandemia as aulas foram suspensas em todos os estados, o que ocasionou em um período sem conteúdos para alunos do ensino médio.

Apesar das escolas terem apelado para o ensino a distância como método de ensino, muitos dos alunos ainda encontram dificuldade com a modalidade, não conseguindo absorver de forma efetiva o conteúdo das matérias.

Outro problema alegado por esses alunos é que nem todos tem acesso à internet, o que torna impossível de acompanhar as aulas online e se preparar para a realização do exame. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2017, mostra que menos de 40% dos estudantes de escola pública tem internet em casa.

Aumento da desigualdade

Fonte: (reprodução/internet)

A questão da internet se alastra para evidenciar outro grande problema enfrentado pelo país: a desigualdade social. O Brasil é um dos países com os maiores índices de desigualdade social no mundo, o que fica ainda mais evidente com a questão do ensino a distância, onde uns tem acesso ao ensino enquanto outros ficam privados dele.

Os que pedem o adiamento do Enem defendem que a prova irá acabar favorecendo aqueles que já tem mais condições de serem aprovados, pois estudam em escolas particulares e, consequentemente, de forma geral, tem um ensino de melhor qualidade.

Além disso, esses alunos de escolas particulares têm, em geral, uma condição social favorável, o que facilitaria seu ingresso nas universidades. Essa condição se transforma em vantagem quando a maioria desses alunos continua seguindo com o cronograma de estudos normalmente enquanto outros nem mesmo podem estudar.

Posicionamento do MEC

Países como China e Estados Unidos já anunciaram o adiamento de exames que são semelhantes ao Enem. Porém, o Ministério da Educação, até o momento, não alterou a data de realização das provas.

O MEC ainda divulgou vídeo que não foi bem recebido pelo público em geral, o que resultou em muitas críticas ao posicionamento da instituição, além de reforçar o coro para que o exame seja adiado.

Apesar da postura rígida quanto a um possível adiamento, o presidente Jair Bolsonaro, já começou a flexibilizar mais o seu discurso, cogitando a possibilidade de adiar “um pouco” o exame.

Inscrição

A inscrição para realizar o exame já está aberta, e pode ser realizada até o dia 22 de maio. Você pode fazer a sua inscrição aqui. e é muito importante se preparar para a prova, conferindo edital.