Famosos doam dinheiro para combater coronavírus

A pandemia do coronavírus despertou a solidariedade nas pessoas. Não foi só o caos, ou  o pânico e o desprezo de alguns. Famosos se reuniram em prol do combate ao coronavírus e doaram dinheiro para instituições de saúde. Vem saber mais sobre isso.

Enquanto o número de pessoas infectadas passou dos 2 mil e o número de mortos passa dos 40, os brasileiros se unem na compreensão do que é o coronavírus. Nesse momento enxergar a gravidade dos fatos é o fator primordial para seguir as instruções médicas.

No entanto isso não aconteceu com todo mundo. Artistas e personalidades conhecidas como Roberto Justos e até o presidente Jair Bolsonaro tem disseminado inverdades sobre a gravidade da doença. Ver a sociedade e famosos se unindo para doar dinheiro para o tratamento do coronavírus comoveu a internet.

famosos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba mais sobre os famoso que doaram dinheiro aqui em baixo.

O esporte se une para ajudar

As doações foram para cidades e hospitais e vieram de todas as áreas do esporte. Do futebol, doaram o zagueiro do Juventos e o atacante e capitão do Napoli, Leonardo Bonucci e Lorenzo Insigne respectivamente. A quantia somou mais de 200 mil euros e foram doadas para hospitais em Turim, e uma província da Itália.

Além da doação de 27 mil euros de Paul Pogba, famoso jogador do Manchester United, o jogador ainda está fazendo campanha para arrecadar fundos e fornecer os insumos necessários para o enfrentamento do coronavírus.

Também do basquete houve a doação de um famoso do esporte de 100 mil dólares, equivalente a quase 500 mil reais, para uma clínica que faz pesquisas a respeito do COVID-19. A doação foi feita pelo jogador da NBA Karl-Anthony.

Famosos que fizeram doações

Diretamente do mundo do glamour milionário para o combate ao coronavírus. Entre os famosos estão Rihanna, Justin Bieber, Ciara, Bong Joon-ho, Blake Lively e Ryan Reynolds. Os famosos são do mundo da música e cinema.

Só a cantora Rihanna doou 5 milhões de dólares para ONG americana que trabalha com a educação e suporte de emergência. A ONG também atende outras cinco instituições de combate ao coronavírus. Justin Bieber ainda no início do surto na China realizou doação de valor desconhecido para fundação de apoio a crianças.

O diretor do filme que ganhou o Oscar 2020, Bong Joon-hu juntamente com o cantor da banda de K-Pop BTS, Suga, doaram cerca de 264 mil dólares para hospitais da Coreia do Sul. O casal dos cinemas Blake Lively e Ryan Reynolds doaram juntos um milhão de dólares dividido em organizações de combate à fome.

Famosos brasileiros que doaram

Ai você está ai achando muito bonito a solidariedade dos famosos ao redor do mundo. Mas se pergunta se houve doações generosas aqui no Brasil, nós te respondemos. O cantor Eduardo Costa também efetuou doação ao SUS de mais de 2 milhões.

Também foi registrado a doação de uma das apresentadores mais famosas e ricas do país. Xuxa Meneghel doou um milhão de reais para o Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção, segundo a famosa escreveu em rede social que sua “fé pediu para essa corrente acontecer”. Bacana, né?

Empresários em São Paulo, juntos doaram 96 milhões de reais ao governo do estado para combater a doença. A informação foi dada pelo governador, João Doria. Foram 123 empresários de 28 empresas do setor privado que lançaram a Rede Solidariedade doando em dinheiro e em equipamentos a quantia.

Acesso aqui para saber os famosos brasileiros que estão coronavírus.

Porque as doações são importantes?

Considerando que o presidente do país chamou a doença de “gripezinha“, economistas avaliam que será economicamente difícil não passar apertos na saúde do Brasil. Eles consideram que embora o bom desempenho dos governos estaduais, a verba de cada estado é restrita.

O economista Carlos Sardenberg em comentário no Jornal da Globo, avaliou os recursos maiores necessitam vir do governo federal. Portanto, ainda que os estados estejam mobilizados para lutar e conter os efeitos do coronavírus pelo país inteiro, as decisões maiores vem do presidente Jair Bolsonaro.

O cenário se complica a cada dia com o posicionamento do presidente em relação a doença. A sociedade médica repudiou o recente posicionamento de Bolsonaro a respeito das orientações de saúde que têm sido passadas. Então, pode parecer pouco a mobilização de famosos, mas ela é de extrema importância dada que a situação do governo federal se agrava. Veja mais aqui.