Google anuncia ferramenta para ajudar jornalistas na apuração de notícias

Recentemente, Megan Chan, repórter e chefe do ecossistema de Notícias do Google, anunciou a chegada do Journalist Studio, um novo recurso da companhia profissionais  que necessitam trabalhar com a apuração de muitos dados.

A ferramenta já conta com dois novos recursos que devem auxiliar na produção de textos jornalísticos. Segundo Chan, esse apelo decorre de seu sentimento de que o tempo do profissional de jornalismo não é longo o suficiente em comparação a carga de trabalho.

Chan explicou que os repórteres muitas vezes se deparam com uma escolha difícil: dedicar-se por semanas fazendo o trabalho sozinho, realizar com uma equipe de profissionais ou tentar desenvolver um software a fim de extrair dados para apurar notícias, como foi feito.

Google anuncia ferramenta para ajudar jornalistas na apuração de notícias
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pinpoint analisa inúmeros documentos simultaneamente 

O primeiro recurso se chama Pinpoint, e seu objetivo é auxiliar os jornalistas a examinarem centenas de milhares de registros a fim de identificar e categorizar de forma automática pessoas, organizações e ambientes mencionados, com maior frequência durante a apuração.

Esta ferramenta funciona ao combinar a Busca do Google, Painel de Informações (uma caixa com um resumo do conteúdo da pesquisa destacado ao lado do resultado da Busca), reconhecimento óptico de caracteres e tecnologia de texto de voz para pesquisar outros arquivos, digitalizados ou não.

Recurso já provou ser útil na prática

A Pinpoint já passou por fases de testes e provou sua eficácia ao ser usada em reportagens investigativas, como a feita pelo portal americano USA Today sobre as 40.600 mortes de Covid-19 referentes a casas de repouso para idosos.

O recurso abrange diversos idiomas, dentre eles o português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e polonês. Já é possível que jornalistas a solicitem, bastando se inscreverem no portal.

Projeto de Conhecimento Comum

A segunda ferramenta diz respeito ao Common Knowledge Project que, nas palavras da própria companhia, se trata de uma nova alternativa do jornalista explorar, visualizar e compartilhar informações sobre qualquer tipo de questão relevante sobre as comunidades locais.

Chamado de Projeto de Conhecimento Comum, em tradução livre para o português, o programa permite que os profissionais criem seus próprios gráficos dinâmicos tendo como base milhares de dados em questão de minutos, podendo assim incorporá-los em suas matérias para depois compartilharem.

Recurso foi criado por equipe premiada

O Common Knowledge Project é uma produção da equipe Polygraph, premiada no ramo de jornalismo visual, com apoio da Google News Initiative, iniciativa da Gigante das Buscas para ajudar o jornalismo a evoluir e prosperar na era digital.

Os dados utilizados pelo recurso originam do Data Commons, banco que agrupa milhares de bases públicas com informações de organizações, como economia, educação, demografia, índice de criminalidade e habitação.