Google cria tatuagem inteligente para controlar aparelhos com o corpo

Conjuntamente com pesquisadores de uma universidade alemã, a Google elaborou uma tatuagem inteligente, que funciona como um dispositivo sinestésico de pele. O projeto foi denominado SkinMarks e estava em desenvolvimento desde 2017.

O intuito é fazer da tatuagem uma espécie de dispositivo tátil, que detecta os movimentos do corpo e antecipa ações mecânicas por meio dos sensores presentes em pontos estratégicos da pele.

O grande mérito da criação é que os usuários da tecnologia não necessitam decorar nenhuma técnica para ativá-la, já que os movimentos do corpo são quase que espontâneos.

Google cria tatuagem inteligente para controlar aparelhos com o corpo
Fonte: Reprodução/Internet

Saiba todos os detalhes da tatuagem inteligente da Google neste artigo.

Google e o lançamento digno de uma ficção científica

Quem aprecia literatura de ficção científica pode achar que a notícia é semelhante aos fatos criados nesse gênero, já que o corpo humano passa a funcionar como uma espécie de Smart.Com ele, os indivíduos passam a controlar tarefas do cotidiano sem o esforço físico e quase de forma automática.

A tecnologia entra em funcionamento com outros dispositivos através da detecção de movimentos da pele humana. Isso porque a tatuagem inteligente possui em sua composição sensores que detectam mudanças de posição, assim como os movimentos que fazemos ao mexer em um aparelho celular.

Essa atividade se tornaria mais prática ao utilizar a tatuagem, em razão do indivíduo não necessariamente precisar pegar e olhar o celular para ter noção dos comandos. Ela é produzida via processamento de serigrafia, o mesmo mecanismo empregado na confecção de camisetas.

Na tecnologia, utiliza-se calor e a tinta utilizada precisa originar uma corrente condutiva quando aplicada em uma superfície. Por essa natureza elétrica, as tatuagens não podem ser muito detalhistas.

Em que partes do corpo é indicado utilizar as tatuagens inteligentes?

Conforme indicação dos desenvolvedores da tatuagem inteligente, as mesmas são recomendadas para aplicação em pelo menos cinco regiões da pele: região do cotovelo, as pintas do corpo, articulações presentes nos dedos e também no punho.

Mas, ainda existe a viabilidade de direcioná-la para que fique próxima de adereços como bijuterias, anéis etc. Ao movimentar objeto, então a tatuagem responderá aos comandos.  Ademais, elas não são fixas, mas sim, funcionam com as tatuagens de curta duração que já conhecemos.

Google cria tatuagem inteligente para controlar aparelhos com o corpo
Fonte: Reprodução/Internet

Entenda as perspectivas do Google

O lançamento é um modelo aparentemente ainda em fases de testes e por isso a Google anunciou que não tem objetivo de uma criação final para a tecnologia.

O intuito é mesmo investir em novas tendências e não em um produto comercializável, o que também não pode ser completamente descartado, afinal, a tecnologia poderia ser empregada como mais um avanço, com o intuito de acelerar as atividades do dia a dia.