LG desenvolve máscara tecnológica que protege e purifica o ar

Nesta quinta-feira (27) a LG anunciou seu novo dispositivo, uma máscara com um purificador de ar ‘vestível’. O novo acessório foi nomeado como PuriCare Wearable Air Purifier e conta com dois ventiladores ajustáveis. 

Os ventiladores se ajustam de acordo com o sopro da respiração do usuário. Portanto, se o utilizador estiver mais ofegante, o wearable trabalhará mais em sua ventilação. 

A empresa disse que o PuriCare Wearable Air Purifier veio para substituir as máscaras caseiras e convencionais utilizadas na pandemia do novo coronavírus.

LG desenvolve máscara tecnológica que protege e purifica o ar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Máscara tecnológica da LG 

Igualmente aos purificadores domésticos da LG, a PuriCare também faz uso do mesmo sistema de filtros substituíveis. A máscara tecnológica usa uma conexão bluetooth, assim o usuário pode conectá-la para saber quando os filtros devem ser trocados. 

Além da própria máscara avisar quando os filtros devem ser trocados, ela utiliza sensores que identificam os movimentos de inspiração e expiração, controlando a velocidade de seus ventiladores para o auxílio na respiração

O foco da LG é utilizar os purificadores nos rostos das pessoas para que elas possam respirar com qualidade por horas. Diante disso, a desenvolvedora escolheu uma bateria de 820 mAh de capacidade, que dura aproximadamente 8 horas de uso. 

Além disso, a case da máscara conta com uma LED ultravioleta que esteriliza a superfície enquanto ela é carregada. A LG planeja lançar seu novo wearable no quarto trimestre de 2020 em lugares específicos. Não foi confirmado pela empresa se a nova máscara previne a contaminação do coronavírus. 

Opinião do Centro de Prevenção de Doenças

Mesmo que a ideia da LG seja inovar o uso de máscaras, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos não recomenda a utilização de respiradores ou máscaras que contenham válvulas.

Segundo a organização, estas válvulas não conseguem filtrar as gotículas respiratórias expelidas na fala e respiração. Entretanto, a máscara já está sendo desejada por muitos por causa do sistema de purificação do ar.