Melhores aplicativos antivírus para celular – Confira as opções

A segurança com seu aparelho celular não depende apenas de evitar um assalto. Mesmo que você seja super protetor com aparelho para evitar quedas, furtos e etc, não protegê-lo de vírus não vai adiantar nada. 

Os chamados “malwares” são terríveis principalmente celulares Android. Uma análise da empresa de segurança Symantec diz que um vírus chamado XHelper infecta por dia 2.400 pessoas, quer dizer, celulares.

Isso porque, assim como as doenças virais famosas entre os seres humanos, os malwares também são invisíveis, mas causam um verdadeira estrago. Nem adianta ter película de vidro que esses defeitos vêm de dentro. Você precisa de aplicativo antivírus

Conheça os melhores aplicativo de antivírus. 

Como proteger seu celular do perigo digital

Em 2019, esse mesmo malware se alojou em mais 45 mil celulares pelo mundo. Ok, mas perigo digital é difícil de compreender. Para isso, a empresa Malwarebytes, analisou que vírus é impossível de ser removido porque ele volta depois de excluído. 

É um verdadeiro mundo zombie versão digital. Já pensou passar o resto da vida do seu celular sendo interrompido com pop-ups, spam e notificações? Isso quando o vírus não  arruína o sistema do seu aparelho, fazer pagamentos por SMS ou controlar suas mensagens de texto como o vírus Laopi faz.

Porém, não precisa ir muito longe para começar a proteger seu celular. Você pode evitar vírus tão graves quanto ou ainda outros mais “tranquilos” com um bom app. Sabe aquela frase “seguro morreu de velho”? Pois é. Conheça os apps e dicas de como evitar essa situação. 

Melhor aplicativo para Android

Você pode salvar seu aparelho de uma situação tão grave com um vírus pagando coisas com o seu celular ou apenas evitar pop-up chatos. Hoje, existe uma infinidade de aplicativos dos mais simples aos mais completos. Trouxemos as melhores opções para cada caso.

Como vimos, os celulares Android são alvo desse problema. Isso porque, outros sistemas possuem serviços de proteção diferente como o do iOS. Falamos disso logo abaixo. Mas se o seu aparelho é um Android, vale o cuidado. 

Os malwares são pegos por meio de aplicativos e a Google Play é mais acessível para a criação deles. Por isso, use a ferramenta ao seu favor, além de ficar de olho no que você instala no seu aparelho. 

Dica: Para evitar vírus por meio de apps dê preferência as marcas de criadores grandes e pesquise sempre antes de realizar o download. 

Avast: afaste os vírus do seu celular

Avast Mobile Security é um app famoso. Ele ficou bem conhecido pela eficiência em computadores e hoje funciona para mobile. O app possui três funções eficientes. O Avast Mobile serve como antivírus, cleaner e como app lock, vamos explicar.

É simples de usar, basta realizar o donwload no link e conhecer as funções. A primeira função é o objetivo deste artigo. Como antivírus ele protege o celular dos pop-ups e anúncios e também alerta sobre aplicativos suspeitos. Outro bloqueio eficiente é o de e-mail, sites, ligações e SMS suspeitas. 

Uma vantagem plus desse app, são as outra duas opções chamadas de cleaner e app lock demonstrada na imagem. Como “cleaner” ele realiza a limpeza de pastas e cachês e como um “app lock” a ferramenta funciona como um cofre das senhas dos apps

Kaspersky Mobile: antivírus e antirroubo

Outra opção para Android é o Kaspersky Mobile Antivirus. Ele analisa conteúdos que sejam perigosos no seu celular e funciona também para bloquear os vírus e malwares. Ele é uma segunda opção que possui quase as mesmas funções do anterior acrescidas de um diferencial.

Ele faz o bloqueio de chamadas, mensagens e links perigosos também, mas se destaca por proteger não só de perigos digitais, mas perigos da cidade, digamos assim. O app possui uma função anti roubo e de rastreamento do celular muito útil para enfrentar essa outra situação possível com celulares.

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre o app. 

Tem um iPhone? Leia isso

Os dois últimos aplicativos são para Android. Então vem a pergunta. iPhone precisa de antivírus? O iPhone é conhecido por um sistema mais “fechado” que acaba não precisando de aplicativos para limpar cachê, proteger o celular de malwareou otimizar o sistema.

A própria Apple diz que o sistema iOS não precisa de antivírus, porque eles mesmos retiram apps suspeitos. Eles fazem isso pela análise dos aplicativos que se tornam impossíveis de acessar dados do aparelho. Porém, a escolha é do usuário já que os antivírus na App Store funcionam não para pegar malwares, mas protegem dos “phishing”. 

Phishing são truques via SMS e e-mail que solicitam os dados. Os apps são úteis também para conferir páginas de bancos e evitar estelionatários. O que acaba fazendo com que você seja adepto se quiser se precaver de golpes assim.