Melhores passatempos para fazer em casa

Quinto dia de quarentena já tinha gente penteando o cabelo do caroço da manga? Você viu esse meme? Se você riu é porque concordou. Nesse momento em que vivemos a quarentena, vem saber quais são os melhores passatempos e os cuidados para você que está em casa. Deixa a manga em paz. 

Você sabia que nesse período de quarentena muitas pessoas estão mais ansiosas que o normal? E que para muita gente é complicado ficar em casa sem fazer nada? É comprovado que não manter uma rotina, passar muito tempo nas redes sociais, não comer bem e muitos outros hábitos dessa quarentena podem ser um risco para a ansiedade.

Se você está entre esse grupo de pessoas, ficar sem fazer nada nesse momento de tensão, não vai ser bom para sua saúde mental. Descobrir como passar o tempo em casa é a saída para, enquanto as recomendações médicas de isolamento são seguidas, o período da quarentena é melhor aproveitado. 

passatempo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quer saber como sobreviver na quarentena, anota as dicas. 

O que fazer para não ficar mais ansioso na quarentena 

Se esconder do mundo e da verdade dos fatos pode ser ruim, mas acompanhar demasiadamente as notícias trágicas é ainda pior. Tudo bem assistir aos jornais, mas é importante saber lidar com as notícias com tranquilidade. A dica é simples, notícias ruins com moderação e ao assistir faça somente o que você pode fazer.  

Voltar a situação caótica do mundo para pequenas atitudes práticas de enfrentamento, ajuda a ideia de “perda de controle” sumir. Quem é ansioso, normalmente em situações assim de crise, se sentem em pânico por não ter controle. No caso da pandemia do coronavírus, é possível ter controle apenas das próprias atitudes e sabe mais? Elas valem muito.  

E o que você pode fazer? Lavar as mãos, higienizar as coisas com álcool, evitar o contato com as pessoas e manter o isolamento. Segundo psicólogos, dividir um grande problema em pequenas soluções é a saída para quase toda crise de ansiedade. Comece com pequenos passos e dia a dia você vai se sentir melhor. 

Não fique muito tempo sem fazer nada 

Sabe aquela frase de vó “mente vazia é oficina do diabo”? Ela tem um fundo de razão. Manter-se por muito tempo sem alguma atividade, voltará sua atividade cerebral para os caminhos mais fáceis e conhecidos. Se você é alguém ansioso está acostumado a gastar muito tempo se preocupando com alguma coisa.

Se ficar sem fazer nada, é isso que seu cérebro vai escolher fazer. Assim como o coração foi feito para bater, as pernas para andar o cérebro foi feito, simplificadamente, para pensar. Não tem como não pensar em nada. Tem como voltar sua atenção para uma única coisa.

É assim que a meditação funciona, você foca sua atenção na respiração e aquilo vai pouco a pouco te acalmando. Também pode ser bom para a imunidade seguir uma rotina saudável. Então, não fique ocioso o dia inteiro deitado no colchão com o celular na mão. Ocupe sua cabeça com um livro, um jogo, um curso e com os passatempos a seguir. 

Melhores passatempos para fazer em casa

Se você está em casa com a família, é a hora de superar as diferenças e dar um jeito de interagir. Afinal, não sabemos quanto tempo dura a quarentena e até o final dela é para todo mundo estar vivo. Brincadeiras à parte, apostar nos clássicos jogos de bar é a saída para unir seus pais, avós e irmão de todas idades. Quem não sabe jogar dominó?

Aproveite para aprender novos jogos com baralho. Normalmente só os mais jovens sabem jogar truco, ensina para o tiozão que está aí na sua casa. Os jogos de celular que aceitam multijogadores também é uma boa. O “quem sou eu?” é para todas idades e o objetivo é adivinhar o personagem na testa do parente.

Aqui você conhece 7 passatempos que fazem bem para saúde. Afinal, em tempos de coronavírus, só passar o tempo pode não ser tão eficiente. Que tal cuidar da saúde enquanto aprende uma nova coisa para fazer. Entre eles estão dançar, escrever e mais. Coloca uma música na sala e chama toda família para dançar.

Passatempo para ser feito sozinho

Valorizando a solitude, vamos recomendar um bom passatempo para ser feito sozinho. Já ouviu falar em Bullet Journal? Os cadernos bonitinhos do Pinterest cheios de colagem. A atividade manual vai ajudar a dar um destino para as revistas velhas da sua casa e ainda aflorar seu lado artístico.

O Bullet Jounal foi criado pelo designer Ryder Carroll com a ideia de ser um diário, lista de tarefas, rascunho e caderno. Além de passatempo ele vai te ajudar a organizar sua rotina e criar bons hábitos que podem ser seguidos tanto na quarenta como não. Você se organizar e criar páginas com metas para beber água, fazer exercícios e ler.

O exercício é criativo e vai te manter ocupado e operante enquanto você está em casa. Você pode decorá-lo do jeito que preferir e também pode chamá-lo de BuJo. A espécie de diário virou moda na internet há um tempo e você não pode ficar de fora. Saiba como fazer um passo a passo no vídeo abaixo.