Melhores sites para se fazer mapas mentais – Confira

ANÚNCIO

Já usou a técnica de fazer mapas mentais para estudar ou fixar algum conteúdo na sua cabeça? Se já, você sabe como eles são recursos fundamentais para melhorar o nosso nível de aprendizagem. Se não, é importante saber que eles podem ser seus grandes aliados.

Os mapas mentais são ferramentas muito eficientes, um alto índice de estudantes e usuários deste método confirmam o seu alto poder de fixação. Eles ajudam no processo de memorização do cérebro, tornando todo o desenvolvimento muito mais ágil.

ANÚNCIO

Esses esquemas foram justamente criados para quando o estudante batesse o olho naquelas anotações, a sua mente lembrasse de forma automática, como se fosse uma fotografia do cérebro. E isso pode ser feito de onde a pessoa estiver, no ônibus, em casa, trabalho, etc.

Melhores sites para se fazer mapas mentais - Confira
Foto: Reprodução/internet

Quer saber como utilizar os mapas mentais da forma correta utilizando os melhores sites? Neste artigo, vamos citar alguns para facilitar o seu processo de aprendizado e tornar o seu tempo de estudo mais eficaz.

Coggle

A plataforma tem a vantagem de ser muito simples de ser acessada. Com ela você pode fazer anotações de forma muito rápida e ainda dividi-las com quem quiser, isto é, ela disponibiliza uma criação coletiva dos mapas mentais.

ANÚNCIO

Não seria interessante compartilhar ideias e conteúdos com seus colegas? Então, essa página oferece essa função, sendo uma ferramenta online de criatividade. Para utilizá-la é preciso criar uma conta com e-mail e senha.

Melhores sites para se fazer mapas mentais - Confira
Foto: Reprodução/internet

Feito o cadastramento, o usuário tem opções de assuntos que quer abordar no seu mapa como educação, operações, designers, engenharia, negócios e muito mais. E dentro de cada quadrinho, tem as alternativas: professor, aluno e administrador.

Depois de escolher o campo, é hora de começar a criação do seu mapa. O melhor de tudo é que o Coggle não cobra nada pelos serviços. Alguns usuários do site gravaram vídeos explicando como funciona, veja no vídeo abaixo:

MindMup

Outra alternativa é o site MindMup, assim como o Coggle é possível fazer o seu mapa mental, compartilhá-lo e publicá-lo. Ele oferece os serviços de montagem da estrutura do esquema, para que a captura de ideias ocorra de forma rápida e eficaz.

Ele propõe também a remoção de todas as distrações enquanto você faz o seu mapa. O usuário pode fazer quantos quiser sem precisar pagar qualquer valor, como também armazená-los em nuvem. Dessa forma, seus mapas mentais estarão disponível a hora que quiser

Outra funcionalidade é a conversão do seu documento em PDF, Power Point, etc. Atividade que é muito útil aos professores que realizam aulas através desse método. Além disso, se quiser pode salvar o arquivo no Google Drive e em outros aplicativos do Google.

Melhores sites para se fazer mapas mentais - Confira
Foto: Reprodução/internet

Você pode fazer vários mapas criativos utilizando imagens, vídeos, textos longos e muito mais. O MindMup possui alguns planos, são eles: Gratuito, Pessoal Gold e Organização Gold. No gratuito é liberado o acesso para salvar seus documentos, exportá-los e publicá-los.

No Pessoal Gold, o valor é de $2.00, com confecção ilimitada, podendo salvar os arquivos independente do tamanho bem como poder exportar seus mapas, ainda que gigantes. Por fim, o voltado à organização, permite o acesso a qualquer aplicativo Google.

SimpleMind

Esta última alternativa trata-se de um aplicativo, ele pode ser encontrado no Google Play e Apple Store. A instalação assim como os serviços são gratuitos. A ferramenta oferece um sistema fácil de ser usado, com amplos temas dentro das áreas de educação e negócios.

O usuário pode escolher o layout que preferir, os quais são atualizados pelos desenvolvedores. Além disso, possui a função de sincronizar o recurso com o Google Drive, como também, permite o anexo de fotos e documentos durante a criação dos mapas.

Melhores sites para se fazer mapas mentais - Confira
Foto: Reprodução/internet

Outros pontos que podem ser atrativos, é a possibilidade de inserir ícones personalizados e links, e ainda, imprimir o seu arquivo. O programa é avaliado com a pontuação de 4,3 estrelas e possui comentários satisfatórios de pessoas que já usaram a ferramenta.

ANÚNCIO