Novo aplicativo Chippu criado por brasileiros ajuda na escolha de filmes para assistir

Já aconteceu com você de passar horas em frente da tela da televisão, com a Netflix, Amazon Prime, ou qualquer outro Streaming, aberto, mas, só rodando de um lado para o outro no serviço procurando o que assistir? Afinal, são tantas opções e tão pouco tempo…

Você lembra da época das locadoras? Dependendo do atendente, conseguíamos boas indicações de filmes que nem sabíamos da existência, não é verdade? E, embora os Streamings ajudem de muitas formas, esse foi um serviço que eles não conseguiram suprir.

Mas agora, não precisa mais perder tempo. Afinal, não é mais só na hora de pedir o lanche que vai ter aplicativo ajudando, mas, na hora de escolher o filme também! É o Chippu, um aplicativo desenvolvido por brasileiros e que vai ajudar bastante na hora de escolher o filme

Chippu
Fonte (Reprodução/internet)

Então, se está cansado de perder tanto tempo só escolhendo o que assistir, é hora de chamar reforços, isso é, ter um aplicativo que indique alguns filmes que, talvez, nem conhecia.

Como surgiu a ideia do aplicativo?

Já aconteceu de estar conversando com um amigo da faculdade, ou do trabalho e, então, começam a falar da ideia de um negócio milagroso que vai dar muito dinheiro, mas que nunca colocam o projeto na prática, e acaba sendo só uma conversa de boteco?

Então, o Chippu começou mais ou menos assim. Há uns 3 anos os empresários Thiago Romaria e Vitor Porto Brixi e os engenheiros Luigi Pedroni e Thamer Hatem estudando juntos no IESB de Brasília tiveram a ideia, mas, até então, nunca haviam colocado em prática.

E, então, veio a quarentena e os amigos viram a demanda por Streaming no Brasil crescendo cerca de 20%. Esse foi o empurrão que precisavam e, mesmo com um deles morando em Curitiba hoje, o projeto foi posto em prática e o aplicativo já pode ser baixado em qualquer celular, Android ou iOS e sem custo. Só entrar na loja de aplicativos e pesquisar “Chippu”.

Mais sobre o desenvolvimento do app

A ideia do aplicativo é de que ele seja rápido e assertivo, afinal, não adiantaria tanto querer reduzir o tempo procurando o filme usando um aplicativo demorado, concorda? Além disso, os amigos sempre buscaram manter a simplicidade e objetividade nos questionários, tendo um foco nos atores e produções, para criar um perfil do usuário e conhecer os gostos do usuário.

Sendo assim, grande parte do desafio na elaboração do aplicativo foi na hora de combinar a tecnologia e inteligência artificial com a curadoria humana. Para os desenvolvedores, era preciso relacionar a parte lógica com o conhecimento humano, contudo, mesmo que tenham surgido algumas dificuldades, elas foram superadas e o Chippu nasceu!

Então o dia 22 de maio de 2020 chegou e o aplicativo ficou disponível para download nas lojas de aplicativo. E já foi um sucesso, tendo mais de 10 mil downloads (segundo dados do Sensor Tower), já no primeiro final de semana ele deu mais de cinco dicas por segundo!

Como ele funciona?

O funcionamento do aplicativo é bem simples. Quando abrir o app, vai aparecer categorias de filmes, com quatro opções para escolher o que mais gostou, dentro daquela categoria.

Por exemplo, vai aparecer uma categoria escrita, “Filmes que se passam em um avião” e você vai precisar escolher qual é seu favorito entre as opções “Top Gun”, “O aviador”… Com isso, o aplicativo terá uma noção de como é o seu perfil, o que ajuda bastante na hora de indicar filmes.

Depois dessa etapa, vai aparecer uma lista relativamente extensa (pode pular essa parte, se quiser) de filmes para que marque aqueles que já viu, assim, o aplicativo não indicará um filme que já viu.

Usando o aplicativo

Pronto, agora, quando entrar no aplicativo vai ter as dicas da semana, dicas dentro das categorias e, se quiser ver um filme agora, tem a opção “uma dica!” na parte de baixo.

Quando clicar nessa opção, vai aparecer categorias para selecionar qual que está com vontade de assistir no momento e qual plataforma de Streaming que usa. Então, depois de selecionado isso, vai aparecer a indicação de uns 3 ou 4 filmes para escolher qual assistir.

Quando clicar em qualquer sugestão, seja na tela principal, ou na indicação da hora, vai aparecer a sinopse do filme e em quais plataformas de Streaming ele está disponível, assim como, em muitos deles tem a opção do trailer também, tudo bem simples e prático.

Olha só um vídeo mostrando o funcionamento do app.

Agora, só falta arrumar a pipoca e, para isso, não tem aplicativo, mas tem o microondas que pode ajudar! Bom filme!