Quarentena e lockdown – entenda a diferença

No final do ano de 2019 e até então durante o ano de 2020, todos fomos pegos de surpresa com o surgimento de um inimigo invisível, o vírus que assolou muitos países, começando pela China e se espalhando por todo mundo.

Como forma de prevenção os líderes de nações e estados, adotaram a medida da Quarentena e Lockdown, inclusive no Brasil vivenciamos essas intervenções na nossa forma de levar a vida como trabalho, compras, lazer e exercícios físicos. 

No entanto, diferente do que muitas pessoas acham essas duas medidas possuem conceitos diferentes, portanto não podem ser confundidas. Vamos entender um pouco a respeito deste assunto neste artigo. 

Quarentena e lockdown - entenda a diferença
Fonte:(Reprodução/Internet)

Saiba a diferença das termos Quarentena e Lockdown, ações adotadas durante a pandemia que fazem diferença na hora de se prevenir contra a contaminação do vírus que se disseminou nos países. 

O que é quarentena ?

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra quarentena significa duração de um período de 40 dias com o isolamento de pessoas, animais; bloqueio de meios de transporte; tempo de observação de pessoas ou objetos que estivessem em locais com doenças que pudessem ser transmitidas a outras pessoas. 

ANÚNCIO

E de fato é basicamente isso quando falamos no combate à pandemia, no entanto, o período de duração da quarentena não é necessariamente 40 dias, o tempo pode ser maior ou menor que isso. 

Quarentena e lockdown - entenda a diferença
Fonte:(Reprodução/Internet)

A essência dela é exatamente o isolamento, separação e  distanciamento social da população com a finalidade de que todos fiquem em suas casas para conter o crescimento do índice de contaminação do vírus e consequentemente impedir a superlotação de hospitais e postos de saúde.  

Durante a quarentena os serviços intitulados como essenciais não foram suspensos tais como: farmácias, hospitais, padarias, supermercados, clínicas, entre outros. Essas determinações de suspensão variam de país para país, pois a realidade não é a mesma para todos. 

Entenda o que é Lockdown 

Lockdown é uma palavra de origem inglesa que significa confinamento. A terminologia na sua essencialidade é aplicada no mantimento de detentos nas celas da prisão, para conter a desordem em um presídio após alguma revolta ou baderna. 

Em tempos de pandemia, essa palavra é usada em casos emergenciais para proibir que a população esteja nas ruas, essa medida é adotada como uma imposição, ou seja, ninguém pode descumpri-la.  

O Lockdown é uma ação mais interventiva com cunho de obrigatoriedade, ou seja, a população é restringida no seu direito de ir e vir em prol de uma causa urgente, que é a diminuição ou redução da disseminação do vírus. Diferente da quarentena, a adoção dessa medida não é flexibilizada e sim mais rígida, inclusive quanto ao funcionamento do comércio, empresas, etc. 

Vejas os países que adotaram essas medidas 

Os países de todos os continentes aderiram o Lockdown e a Quarentena. Alguns lugares o índice de contaminação foi maior, então a  aplicação dessas ações foram mais radicais como foi o caso do Reino Unido e Itália, os países com mais contaminação da Europa. 

Segundo a página G1, em Londres o governo ordenou o fechamento dos metrôs da cidade, no Canadá foi ordenado o fechamento das fronteiras pelo ministro Justin Trudeau, e a mesma medida foi adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Quarentena e lockdown - entenda a diferença
Fonte:(Reprodução/Internet)

O presidente americano fechou a fronteira com o Canadá, e fez o mesmo feito só que parcialmente com o México conforme acordado entre os líderes dos países, conforme Folha de S.Paulo. Já no Brasil, foi anunciada a quarentena com o fechamento de comércios, empresas, escolas, academias e restaurantes, podendo funcionar apenas os serviços essenciais. 

No entanto, em alguns estados como o Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina as medidas já vêm sendo flexibilizadas. Os governadores têm preparado a população para a liberação da quarentena e realizando campanhas de conscientização de como se prevenir quando os serviços forem liberados. 

Esperamos que tudo volte ao normal e que todos possam retomar suas rotinas em segurança e acima de tudo, com saúde. São episódios como esses que nos fazem ver como a vida é algo frágil e merece ser vivida com mais amor e respeito. 

ANÚNCIO