Saiba como transformar um link em QR code

Conhecido como QR Code, abreviação para Quick Response Code, o recurso se trata de uma ferramenta de identificação considerada como uma versão mais moderna do código de barras que são encontrados em mercadorias. Seu uso pode ser nos mais diversos produtos, não se prendendo apenas na versão “física”, como o código.

O que o difere dos demais meios de identificação, além de sua alta versatilidade, é a praticidade. De uns anos para cá, todos os celulares foram sendo adaptados para que sejam compatíveis com a leitura do QR Code, o que facilita muito o seu uso.

Atualmente, com certa frequência é visto a aparição do QR Code pela internet, seja em lives para arrecadar doações, ou em sites para conseguir descontos e promoções, mas seu uso pode ir além, com impressões com o código para vários fins.

Saiba como transformar um link em QR code
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja como fazer um QR Code.

Gerando o QR Code

No site E-lemento, gerador de QR Codes, na coluna da esquerda, escolha qual tipo de dado que dará origem ao seu código. Após, na coluna da direita, é possível personalizá-lo definindo cores para o código. Depois de estar satisfeito com o resultado final, basta clicar em “Gerar” que o novo código já estará pronto para uso.

É recomendável testar o novo QR Code com seu celular antes de baixá-lo, caso tudo esteja conforme o esperado, pode realizar o download. Como dito, seu uso é bem versátil e com apenas um código é possível cadastrar os mais diversos tipos de conteúdos, como websites, textos e perfis de redes sociais.

O download do arquivo pode ser feito nos formatos PNG ou vetoriais, cabendo ao usuário escolher qual melhor lhe adapta. Não há um limite de quantos códigos poderão ser fabricados no site, mas é importante manter o controle dos já gerados, uma vez que é possível conferir e administrar a performance deles.

Link em QR Code

A transformação de link no código é útil para quem deseja divulgar um endereço da internet para outras pessoas. Com um aplicativo de leitor do código é possível fazer isso facilmente. Uma das opções é o app “Leito de código de barras e QR Code”

Para isso, basta baixar a ferramenta e acessar a função criar. Depois com o link colado no campo indicado o código é gerado e pode ser compartilhado em qualquer rede social pela própria ferramenta.

Uso da tecnologia por empresas

Muitas empresas já aderiram ao uso do QR Code tanto para realizar a propaganda quanto para prestação de serviços, como o Youtube. Empresas do ramo alimentício como Burguer King e McDonnald’s também usam tal ferramenta na distribuição de cupons de desconto para seus clientes.

O Whatsapp também lançou o recurso do código na sua rede social para compartilhar o número de contato entre outros usuários.