Sistema automático da Nokia checa temperatura e confere uso de máscara

Recentemente, a Nokia anunciou a criação de um novo sistema automático capaz de determinar se uma pessoa está usando máscara, ou se a mesma está sujeita a transmitir o vírus da Covid-19 no ambiente.

Para isso, o mecanismo não necessita realizar contato físico com o usuário. Ele visa a proteção de empregados no retorno às atividades presenciais nas fábricas da companhia, porém pode ser usado além.

A empresa finlandesa vem utilizando o Nokia Automated Analytics Solution em sua sede em Chennai, na Índia, há dois meses, e já escaneou mais de 200 mil pessoas. A medida veio após um surto contaminar mais de 1.000 funcionários no local.

Sistema automático da Nokia checa temperatura e confere uso de máscara
Fonte: (Reprodução/Internet)

Sistema automático visa impedir a proliferação do vírus

O mecanismo automático utiliza câmeras térmicas, bem como análises de vídeos ao vivo, para medir a temperatura (precisão de +/- 0.3 °C) de todas as pessoas que entrarem no ambiente. Após, uma inteligência de análises processa a gravação para afirmar se os indivíduos estão de acordo com as regras de convivência. 

Caso alguma irregularidade seja detectada, é apresentada uma visão centralizada de toda a organização local, e um alerta de SMS, ou e-mail, é enviado em tempo real de modo automático para o responsável em campo iniciar as medidas de rastreio pós-detecção. 

Uso da ferramenta pode se expandir 

A Nokia ressaltou que todo o processo de identificação de Covid-19 ocorre quase que em tempo real, e que a operação sem auxílio humano permite que o mecanismo seja dimensionado para ambientes muito maiores que a fábrica, com milhares de pessoas sendo monitoradas a partir de vários pontos de acesso.

“O Nokia Automated Analytics Solution para Controle de Acesso é um ótimo exemplo do papel importante que os fornecedores de infraestrutura de rede podem desempenhar no combate à propagação de uma pandemia global, como a Covid-19″, afirmou Leo Gergs, Analista de Pesquisa da ABI Research.

Sistema automático não é restrito ao cenário atual

Como outro exemplo, a Nokia informou que o produto não se limita só à atual pandemia, e que os seus clientes podem expandi-lo para inúmeras áreas que possam utilizar seus recursos, como de vigilância de prevenção, ameaças à segurança e manutenção de máquinas.

Segundo a chefe de Análises e IoT da Nokia, Amit Shah, as soluções de automação desempenham um papel importante ao garantir a resiliência do fornecimento, continuidade dos negócios e a segurança dos funcionários em tempo real, enquanto garantem a privacidade dos mesmos.

Privacidade será garantida com o monitoramento 

O sistema possui configurações de privacidade que podem ofuscar rostos para cumprir os regulamentos locais, podendo ser implementados globalmente. Além disso, a vigilância pode ser conduzida de uma instalação central sem a necessidade de enviar alguém para acompanhar cada posto de controle.