Viper será o primeiro equipamento da Nasa a acender os faróis na Lua

ANÚNCIO

Atualmente, a Nasa se encontra trabalhando para implementar no Viper, seu rover lunar, faróis luminoso semelhantes aos presentes em veículos que necessitam rodar durante a noite. Tal medida visa uma maior exploração do ambiente.

As ferramentas luminosas serão utilizadas para auxiliar o equipamento em explorar determinadas áreas mais escuras da Lua, o que irá permitir ao Viper procurar águas nestes ambientes, bem como em situações desfavoráveis.

ANÚNCIO

Recentemente, a agência espacial estadunidense divulgou mais informações sobre o desenvolvimento do primeiro sistema capaz de acender os faróis no satélite natural. A equipe envolvida está testando o projeto em Ames Research Center, na Califórnia.

Viper será o primeiro equipamento da Nasa a acender os faróis na Lua
Fonte: (Reprodução/Internet)

Viper tem a missão de procurar água na Lua

O rover será enviado com o objetivo de encontrar H2O em seu estado sólido, para então poder reunir amostras de solo. Porém, será necessário evitar o que a Nasa descreve como perigos potencialmente fatais para a missão, como pedras as crateras que dificultem o acesso.

As metas da ferramenta equipada com iluminação do Viper entram em concordância perfeita, segundo a agência, com a evidência definitiva de que há água na Lua, bem como com a chance de a mesma ser localizada em locais mais distantes, como ambientes com mais sombras.

ANÚNCIO

“Seja em um veículo espacial ou no próximo modelo de sedã, um design de iluminação ruim significa que o motorista não pode ver os detalhes da paisagem. Temos que prestar atenção extra a esses desafios na Lua, porque, uma vez que o Viper chega lá, não há como voltar”, afirmou Uland Wong, membro da equipe do Viper.

Sistema de iluminação será equipado com LED 

A equipe escalada para atuar na missão optou por trabalhar com fontes de LED que serão equipadas em um mastro erguido. Algumas irão conseguir realizar o lançamento de feixes de luz com foco em áreas pequenas e de difícil alcance, enquanto as demais serão capazes de iluminar regiões maiores.

A Nasa afirmou que já realizou os testes do protótipo do sistema de iluminação, na simulação da paisagem lunar criada, sob diversas condições que são esperadas na Lua. A equipe também informou que tirou fotografias a fim de comparar as imagens para desenvolver o design de um futuro rover.

Nasa planejar reexplorar a Lua

O Viper diz respeito aos planos da Nasa em reexplorar o território lunar, o que também inclui o envio de astronautas em 2024 via programa Artemis. Ele operará em um nível onde será capaz de aumentar a área iluminada de forma suficiente para iniciar a exploração.

ANÚNCIO