5 dicas de alimentos para aumentar a imunidade

A preocupação em manter a imunidade alta surgiu com o avanço do coronavírus no Brasil. Logo, os vidros de vitamina C das farmácias sumiram junto com o álcool em gel. Como melhorar o sistema imunológico com alimentação?

Manter a imunidade em alta é um dos principais pontos na hora de se prevenir contra qualquer doença viral. De contaminação por coronavírus o país já bate quase 2 mil casos com mais de 30 mortos. Dessa maneira, saber o que nós podemos comer e fazer para não ficar refém de comprimidos é essencial.

Mas o que é o sistema imunológico? Ele pode ser considerado como uma barreira que bloqueia a ação de bactérias, vírus e fungos no nosso organismo. Portanto, manter uma vida saudável depende da imunidade. O que pode aumentar ou baixar a imunidade humana e qual é a importância de mantê-la em bons níveis?

imunidade
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quer saber como aumentar sua imunidade? Fica de olho nas dicas.

Cuidados importantes para saúde

Para falar de saúde atualmente é importante considerar que o ser humano é biopsicossocial, segundo a Organização Mundial da Saúde, e toda as partes devem estar em equilíbrio. Isso quer dizer que nós humanos possuímos tanto a parte biológica, como psicológica e também a parte social, que não é menos importante.

ANÚNCIO

Considerando isso, o que podemos fazer para aumentar a imunidade deve considerar alimentação e manutenção do corpo biológico, mas também unir a atividades e hábitos de vida que mantenham todo o ser nutrido. Ou seja, cuidar da saúde emocional e cultivar bons relacionamentos também ajuda na imunidade.

Já pensou se proteger do coronavírus cultivando uma boa relação com quem mora com você? Isso também é importante. Fazer atividades mesmo dentro de casa na quarentena e se alimentar de forma adequada é o que compõem o combo imunidade. Já que o sedentarismo também prejudica o sistema imunológico.

O que é baixa imunidade?

Muito se fala em manter a imunidade alta, mas já pensou no que faz ela cair? Para falar sobre o assunto, considerar apenas a parte biológica do corpo humano não faz mais sentido para medicina atual. É comprovado cientificamente que a saúde humana é comprometida por diversos fatores.

Antes de saber o que aumenta a imunidade é importante saber que o estresse, o cansaço, não dormir durante a noite e até sentimentos negativos podem ser vilões da imunidade. A parte psicológica e social influencia diretamente no nosso sistema imunológico.

Da parte física, ou biológica, a falta de vitaminas essenciais como a vitamina D, zinco e ferro prejudicam a imunidade. Que sinais o corpo dá quando está com a imunidade baixa? Os principais são cansaço físico ou mental, gripe persistente, distúrbios emocionais, otite, amigdalite e candidíase.

Como aumentar a imunidade com 5 dicas

Considerando tudo que já foi dito, nós ainda vamos te dar 5 dicas práticas do que comer em tempos de coronavírus para aumentar a imunidade com alimentação. Importante sabe que o manter-se em casa é a principal recomendação. Veja só os alimentos.

  1. Faça um shot de própolis pela manhã: 10 gotas do extrato de própolis em um pouco de água em jejum.
  2. Coma vegetais verde escuro no almoço: brócolis, couve, alface e espinafre. Uma salada bem bonita cairá bem.
  3. Faça suco de frutas cítricas pela tarde: consumir a vitamina C nas frutas é muito eficaz. Beba suco de limão, laranja e acerola todos são ótimas pedidas.
  4. Chá de gengibre, limão e mel a noite: adicione o limão e até a água ferver, depois coloque o  gengibre picado e abafe. Adicione o mel na xícara e beba. Todos os três são ótimos para o sistema imunológico. Saiba mais sobre o gengibre.
  5. Beba água durante e dia todo: os benefícios da boa hidratação são inúmeros, para o corpo inteiro, mais ainda muita gente menospreza a água. Beba água sem dó.

Viu só? Assim é possível se alimentar o dia todo só com comidas e hábitos que vão fazer bem para todo seu corpo.

ANÚNCIO