Abre concurso do IBGE: Cebraspe divulga mais de 200 mil vagas pelo Brasil

O IBGE divulgou a abertura de 208 mil vagas para concurso em todo país nesta quinta-feira (05). As vagas são realização do Censo de 2020 que abrange todas as regiões do país.

Por demarcação, são 13.199 vagas para a região norte, 45.996 para a região do nordeste, 14.435 para o Centro Oeste, 78.797 da região sudeste e 28.130 para o sul do Brasil.

As vagas possuem dois processos seletivos que segundo IBGE é o maior processo seletivo do Brasil, com provas que serão realizadas em todos os municípios onde há vagas.

concurso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Funções das vagas do IBGE

As vagas são temporárias para as função de recenseador e para função de agente censitário e agente censitário supervisor. O edital divulgado prevê 180.557 vagas para recenseador, 22.676 vagas para a função de agente censitário supervisor e 5.462 vagas para agente censitário.

As atividades a serem realizadas, são a coleta de dados da pequisa base para o Censo 2020. O trabalho funciona por meio de entrevistas realizadas a domicílio. Para o recenseador, é necessário ter apenas o ensino fundamental completo.

Remunerações e carga horária

A remuneração da função de recenseador é calculado de acordo com a produção, ou seja, de acordo com o número de domicílios e questionários realizados. A função também prevê férias 13º salário proporcional e contratos de até 3 meses que podem ser prorrogados de acordo com a necessidade.

A carga horária é de 25h semanais que podem ser realizadas pelo trabalhador em carga horária livre desde que cumpra a base semanal.

Para as vagas de agente censitário, é exigido ensino médio completo, sendo a remuneração de 1.700 a 2.100 reais. A duração do contrato é maior e cada agente fica responsável pela coordenação da coleta nas cidades e os demais agentes fazem a supervisão das equipes de recenseadores.

Como se inscrever

Para se candidatar basta acessar o site do Cebraspe e se inscrever. As inscrições devem ser feitas desta quinta-feira (5) até o dia 24 de março.

Para realizar a inscrição, é necessário pagar uma a taxa que custa 35,80 reais para as funções de nível médio, e 23,62 reais para a função de recenseador. As provas serão realizada em todos os municípios que disponibilizaram as vagas.

O Censo do IBGE

O Censo Demográfico do IBGE é realizado a cada dez anos em todo país. A pesquisa levanta dados diversos que servem para análise de diversos fatores da população brasileira sejam eles característica dos moradores, trabalho, nível de estudo ou outros.

Nesta edição, o Censo propôs ter menos perguntas que o modelo origina e diminuiu a quantidade de 112 perguntas para 76. A realização do Censo de 2020 custará, segundo o IBGE, em torno de 2,3 bilhões de reais. Dentro das temáticas do questionário estão:

  • identificação étnico-racial;
  • religião ou culto;
  • migração interna ou internacional;
  • educação;
  • mortalidade;
  • trabalho e rendimento;
  • fecundidade;

O órgão divulgou que a prioridade nos questionário é a qualidade das respostas, que o número de perguntas acaba não sendo a preocupação do IBGE mas sim o tempo de coleta dos dados. Informou também que pretende concluir a coleta de dados até 31 de outubro.

O Censo do IBGE é de extrema importância por medir a cada dez anos o avanço de cada categoria e especificidade da população brasileira. Serve também, como parâmetro para diversas pesquisas e análises sociais de todo país.