App e-Identidade: baixe gratuitamente e tenha sua identidade em seu celular

A Carteira de Identidade Digital é válida em todo o território brasileiro e é um documento de identificação unificado, que reúne CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, CTPS, NIS/PIS/PASEP, Certidão Militar, Identidade Profissional, CNS e CNH do portador. 

É a primeira carteira de identificação em meio virtual do Brasil, disponíveis apenas aos usuários do sistema Android. Esse aplicativo foi desenvolvido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e é uma ferramenta que facilita e otimiza o alcance seguro aos dados de todos os brasilienses, evitando possíveis tentativas de fraudes. 

Sua proposta é facilitar a vida do cidadão brasileiro, sendo assim, possível apresentar o documento validado em qualquer estabelecimento. Além que não será preciso portá-lo individualmente, estando livres de perda, roubo ou qualquer outro agravante. 

App e-Identidade: baixe gratuitamente e tenha sua identidade em seu celular
Fonte: (Reprodução/Internet)

A seguir, conheça mais sobre o app e-Identidade, como baixar gratuitamente e as avaliações de quem o utilizou ou ainda o utiliza a identidade em seu celular. 

Como funciona o aplicativo do e-Identidade 

Vale ressaltar que apesar de valer em para todo o território brasileiro, esse app refere-se a identificação do Distrito Federal, aos brasilienses. E após baixar o aplicativo, o usuário deverá se cadastrar com biometria ou senha. Os dados pessoais solicitados, são o número de identidade, CPF, nome e e-mail, dados básicos para configuração. 

Com esse procedimento, novas informações são inseridas à identidade, que possui todos os elementos da cédula e assinatura. A ferramenta está disponível para aqueles que tiveram o documento emitido a partir do dia 1º de julho de 2018, ou que solicitaram a nova versão do dele a partir dessa data, com QR único. 

Para os que desejam ter acesso ao app, mas tiraram o documento antes dessa data, deverá solicitar a segunda via da versão impressa, que custa em volta um valor de R$42,00. Essa é uma oportunidade para todos terem acesso ao e-Identidade, independente da emissão do documento

O que dizem os usuários do aplicativo 

As opiniões que circulam em volta do e-Identidade são diversas, de acordo com as avaliações dos usuários na página de download do app no Google Play, a maioria dos comentários ressaltam que o aplicativo fecha automaticamente ao fazer o cadastro, e que um grande incômodo dos usuários é referente ao acesso de contatos e gerenciamento de ligações do celular. 

Assim como outros relatos ressaltam que a configuração do sistema não está bem desenvolvida, e que apresenta erros de programação e de funcionamento a base de dados. Apenas um comentário que teve 62 curtidas aprovou o aplicativo. 

Como baixar o aplicativo 

O aplicativo gratuito e-Identidade está disponível para os usuários do sistema Android, ainda passará por uma atualização para em breve ser permitido o download nos celulares com sistema iOS. O app garante que logo serão acrescidos outros serviços, como solicitar segunda via e certidão de antecedentes criminais.

Lembrando que na interface do sistema digital o usuário terá acesso a central de atendimento, apresentando telefones, endereços e localizações de unidades policiais mais próximas dentro do Distrito Federal e contatos úteis.