CNH Digital: baixe já o aplicativo gratuito

O CNH Digital permite ao usuário gerenciar os documentos do seu veículo diretamente pelo celular, com o mesmo valor legal dos documentos impressos. Ainda contém informações que o motorista não pode perder, como o vencimento da sua CNH e o recall para o seu veículo. Além disso, o documento está disponível offline.

O aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito oferece todos os documentos de condução do veículo e notificações essenciais de segurança. O CNH Digital é muito mais do que uma carteira digital, pois envolve serviços e funcionalidades que podem ser acessadas a qualquer momento na palma da mão. 

Seu objetivo principal no Brasil é que todos os cidadãos tenham sua CNH sem grandes burocracias para efetuar o procedimento. Pois, desde dezembro de 2018 o Ministério das Cidades permitiu que cada indivíduo tirasse o seu documento online apenas com a validação do QR Code.

CNH Digital: baixe já o aplicativo gratuito
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conheça abaixo como fazer para baixar e já começar a usar o documento do seu veículo. 

CRLV Digital 

O mesmo programa que permite o cidadão ter sua CNH Digital também libera o acesso para possuir o documento do veículo, o CRLV, de forma online e como a mesma validade do documento físico. 

A versão eletrônica do documento passou a valer a partir do dia 1 de janeiro de 2020 com a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito, estabelecendo a substituição do documento físico pelo virtual. 

Estados que aceitam o uso do documento

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo  (CRLV) em versão digital está disponível em apenas 13 estados e DF, sendo eles: 

  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Paraná
  • Rondônia
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

Atualizações e informações 

Caso a CNH impressa não possua o QR Code, faz-se necessário solicitar a segunda via da carteira, no Detran, para obter a virtual. A Carteira Nacional de Habilitação está disponível gratuitamente em uma versão digital para qualquer sistema de celular, Android e iOS.

O aplicativo passou por uma atualização recente, então, para os que já tinham baixado o CNH Digital, basta atualizar para a sua mais nova versão, conhecida como Carteira Digital de Trânsito (CDT), dessa forma, a CNH Digital será disponibilizada automaticamente. 

No Portal de Serviços do site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), é possível esclarecer todas as dúvidas sobre Carteira Digital, dentre elas estão: perguntas frequentes, política de privacidade, tutorial e suporte, consultar recall, fiscalização e consultar placa veicular. 

Como baixar o aplicativo e cadastrar seu documento 

Seguindo as seguintes etapas, o acesso aos documentos será automático:

  1.  Instale o App “CDT- Carteira Digital de Trânsito” no celular, pelos sistemas Android e IOS.
  2. Abra o app e clique em “Entrar com gov.br”.
  3. Na página seguinte informe CPF e prossiga.
  4. Na próxima página que for aberta, o usuário precisará informar a senha cadastrada na conta do “gov.br”. Caso ainda não possua, deverá criar uma conta no site e depois retornar ao aplicativo.

Após essa etapa e a entrada com o login no app, selecione a opção “Habilitação”, e em seguida “Toque aqui” para adicionar a CNH. O usuário deve optar por um modo de autenticação caso ele não esteja habilitado. 

Isto é, autenticar por meio de “Vvalidação pelo celular”, a validação facial, Certificado Digital no portal de serviços Denatran ou sem certificado digital, pela validação de balcão do Detran. 

Se por acaso o usuário optar pela “validação facial”, ele deverá informar o CPF da emissão da CNH Física, efetuar leitura do QR Code, realizar a validação facial de acordo com os requisitos do app, informar o número de telefone e finalizar o processo. Com o término dessas etapas, já terá disponível a CNH Digital em seu celular.