Como fazer o teste de velocidade de internet

ANÚNCIO

É extremamente comum que as operadoras não cumpram com o que foi acordado com seu cliente quando o assunto é a velocidade de internet.

Para saber se a sua internet está de fato funcionando como deveria, alguns sites especializados em medir sua velocidade foram criados.

ANÚNCIO

Sites de fácil acesso e rápido resultado existem em abundância na rede, o que torna seu trabalho muito mais fácil quando quiser registrar aquela reclamação junto à sua operadora.

Seis em cada dez brasileiros têm conexão abaixo da contratada, diz ...
Fonte: reprodução/internet

Quer saber como testar a velocidade da sua internet? Fique aqui e confira alguns sites que podem te ajudar com isso.

Através do Google

A forma mais fácil de testar a velocidade da sua internet é através do Google.

ANÚNCIO

Devido a parceira da empresa com o Measurement Lab (M-Lab) o teste pode ser realizado de maneira super rápida. Para averiguar sua velocidade, faça o passo a passo a seguir.

  • Abra o Google;
  • Faça a pesquisa por “teste de velocidade de internet”;
  • Clique em “executar teste de velocidade”

O teste te dá o resultado em poucos seguintes, além de detalhar a velocidade de download e upload da sua rede.

Outros sites

Caso não queira realizar o teste através do Google, existem outros sites especializados em medir a velocidade da sua internet. Confira aqui alguns deles.

nPerf

O nPerf é um excelente site se você está querendo saber da potência da sua net.

Além de te informar a velocidade de download e upload, também é possível ver o tempo do ping (latência) da sua rede e ele mede a velocidade de qualquer tipo de internet, não só wi-fi ou pelo cabo tradicional.

Fast.com

O site, desenvolvido pela Netflix, é de mais fácil acesso na lista, pois basta que você o acesse que ele já começa a medir.

Antes o site media apenas a velocidade de download da sua rede, além de te dar um resultado geralmente mais baixo do que o real da sua internet. Agora, ao clicar em “Mostrar mais informações”, ele também te informa sobre sua latência e velocidade de upload.

Já disponível no mundo todo: Fast.com, uma nova ferramenta para ...
Fonte: reprodução/internet

SpeedTest.net

É um dos sites de maior prestígio do mundo para medir a velocidade da sua internet. Clique aqui para acessar.

Um diferencial dessa opção é que ele utiliza vários servidores no mundo todo, o que torna seu resultado mais preciso quanto ao ping, além das velocidades de download e upload.

Download, Upload e Ping

Se você fez algum dos testes citados acima, você se deparou com esses conceitos quando recebeu o seu resultado. Mas você sabe o que cada um desses termos quer dizer?

Download

Quando você recebe o resultado de quanto é sua velocidade de download, o teste está te informando a velocidade que sua rede consegue baixar arquivos da internet.

Quando te enviam uma imagem em um aplicativo de troca de mensagens, você utiliza da velocidade de download para baixar a imagem e conseguir vê-la.

Upload

O upload é o contrário do download, ou seja, se a velocidade de download da sua internet te fala o quão rápido você pode baixar um arquivo, a velocidade de upload te mostra o quão rápido você pode enviar aquele arquivo.

Subir arquivos para nuvem, como quando upa um arquivo para o Google Drive, exige o bom funcionamento da sua velocidade de upload também. A taxa de upload é mais lenta que a de download, isso é normal.

Ping

Basicamente o ping (ou latência) é a velocidade que uma informação demora a chegar na rede e voltar. Portanto, quanto menor o ping, melhor ele está.

Quanto maior é a distância do seu computador para o que você está emitindo a informação, em um jogo, por exemplo, mais tempo essa informação levará para ser transmitida, independente da sua internet ser boa ou não.

Para melhorar isso, seria necessário a criação de um servidor desse game em seu país, mas, como essa decisão não cabe a você, te resta aumentar a velocidade da sua internet para compensar os pings altos.

ANÚNCIO