Como investir com apenas 100 reais

Mais da metade dos brasileiros não têm nenhum tipo de investimento. Isso porque acreditam que investir é possível apenas para quem tem muito dinheiro e é, portanto, muito rico. Essa é uma das maiores mentiras contadas. É possível investir com 100 reais e vamos te mostrar como.

Primeiramente, o dado é da Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima). Ele mostrou que 58% dos brasileiros não têm investimentos. E dos 42% que possuem alguma aplicação, somente 9% fizeram algum aporte.

Mas o que é aporte e porque é tão difícil investir? O termo aporte é utilizado para designar quando uma pessoa adere ao plano de investimento como a previdência privada, por exemplo. E isso é tão incomum no Brasil graças a pouca educação financeira e o incentivo a poupar.

investir
Foto: Reprodução/internet

Saiba como investir 100 reais e como ganhar dinheiro com isso.

Cultura da poupança

Sabemos que a palavra poupar não é bem vista. Afinal, todo mundo trabalha suado todo mês para desfrutar do seu próprio trabalho. Mas já pensou que investindo, ou seja, poupando uma pequena parte do seu faturamento é possível plantar para desfrutar ainda mais do seu dinheiro?

Inserir uma cultura de poupança, uma educação financeira que estimule guardar pequena parte do dinheiro, é uma tarefa difícil. Ainda mais quando considerado que brasileiros de todas as parte do país possuem dívidas e acham que portanto, investir está longe de ser uma realidade.

Um ponto importante para se esclarecer é que com pequenos valores é possível investir. Mas são pequenos mesmo, 100 reais ou menos é apenas aquele passeio no shopping. O valor que pode ser economizado sendo substituído por um almoço em casa, junto com a família. Faça isso ao menos uma vez no mês e veja como investir esse valor.

Conheça mais sobre o assunto

Outra coisa que afasta os brasileiros de começarem a poupar, investir e economizar é o desconhecimento sobre esses assuntos. Não saber sobre, traz insegurança. A cultura financeira parece tão burocrática e cheia de termos difíceis que é complicado ver por onde começar.

Assistir a diversos economistas de uma vez pode não ser proveitoso. Para isso, existem diversos canais que visam democratizar o acesso e a compreensão desses assuntos. Um deles é o EconoMirna. Nele, a proprietária Mirna, grava vídeos no Youtube explicando diversos assuntos da vida financeira.

Acompanhar portais de notícia sobre a economia também te deixará mais familiarizado com o tema, o site Valor Econômico é uma boa pedida. E se for do seu interesse, existem na internet cursos gratuitos sobre economia familiar, vida financeira entre outros assuntos para você se aventurar.

Investindo 100 reais, assista ao vídeo

Estando cada vez mais atualizado sobre o que significam as taxas de juros, bolsa de valores e etc, essa bola de neve da economia vai parecer menos complicada, até mesmo porque não é. Se você consegue economizar 100 reais em um mês, será possível investir esse valor.

Uma indicação muito simples de onde colocar seu 100 reais é na conta poupança do seu banco. A vantagem é que não há prazo de vencimento, ou seja, você coloca o dinheiro lá e não se preocupa nem com perda ou retirada da grana, apenas espera render.

Mas se você quer ir um pouco mais longe no investimento, e ainda assim estar entre os primeiros passos, uma opção é comprar títulos públicos do Tesouro Direto. É possível comprar títulos de até 30 reais. As opções são a taxa básica da Selic, prefixado e IPCA. A Selic é um dos mais seguros veja como investir.

Assista ao vídeo e veja como investir na Selic com 100 reais ou até menos.