Consulte o INSS utilizando o aplicativo

Há pouco tempo, o Governo Federal decidiu desenvolver um aplicativo do INSS para otimizar o cotidiano dos beneficiários. No entanto, como o app não foi alvo de publicidade, poucas pessoas sabem sobre ele.  

Com o cotidiano do trabalhador, fica difícil ir em agências consultar saldos e resolver problemas. Por isso é muito importante que exista meios virtuais, para que os problemas sejam resolvidos sem muita burocracia. 

Além da possibilidade de utilizar os serviços do INSS no smartphone, a agência também disponibilizou as mesmas funcionalidades pela WEB. A versão para computador funciona da mesma forma que o smartphone. 

Fonte: (reprodução/internet)

Neste artigo, falaremos sobre como consultar o INSS usando o aplicativo, como adquirí-lo e quais são suas funções. 

Quais são as funcionalidades

A nova modalidade de central de atendimento do INSS é digital. Agora as pessoas que dependem de seus serviços vão ter uma ajudinha a mais com o aplicativo no celular. Com a ferramenta instalada, é possível solicitar serviços e benefícios.

Além disso, também oferece a função de requerimento de aposentadoria, anexo de documentos e comprovantes, bem como acompanhamento de pedidos feitos. O mais interessante é que ele possui todo o histórico de contribuições.

Com ele, é praticamente impossível ficar desatualizado quanto aos conteúdos previdenciários. O Meu INSS fornece o calendário referente ao recebimento dos benefícios e também informa o limite do consignado e as prestações.

Como baixar o aplicativo do Meu INSS

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS, e pode ser instalado pela loja de apps em ambos. Para isso, basta procurar por “Meu INSS” nas lojas, ou clicar aqui. Para aproveitar todas as funções do app, será necessário criar um login e uma senha. 

Ao abrir o aplicativo, será necessário cadastrar uma senha, portanto, clique em “Faça a sua senha aqui mesmo”. Feito isso, o sistema irá te encaminhar para a etapa de criação de chave de acesso.

Para realizar o cadastro da senha, será necessário colocar os dados principais, como CPF e RG, e-mail etc. Após a verificação de “Não sou um robô”, basta confirmar as informações inseridas e continuar o seu procedimento. 

Como utilizar o app

Para a finalização do cadastro da senha, é recomendável que tenha em mãos a sua CTPS ou Guia de Recolhimento, para não errar nas perguntas que são feitas no primeiro acesso ao app.

Depois de concluir essa fase, será a hora de finalmente criar sua senha. Segundo o site do INSS, ela deve ser de 8 dígitos. Grave essa senha para não precisar cadastrar outra.   

Após o cadastro, o usuário estará liberado para usufruir de todos os serviços do aplicativo. A maioria de todos os problemas poderão ser resolvidos através do app, sem a necessidade de ir em uma agência. 

Acesso sem senha 

O portal do INSS disponibiliza algumas atividades que podem ser feitas sem a necessidade de inserir senha. Algumas delas são:

  •  agendamento de perícia;
  • calendário de pagamento; 
  • emissão de guia de recolhimento;
  •  agendamento de atendimento e muito mais;

Suponhamos que o usuário tenha interesse em emitir guia de pagamento, não será necessário a emissão de senha. O serviço poderá ser solicitado informando somente o CPF do interessado.

Se não obtiver uma conta no site Gov, será necessário criar uma para dar prosseguimento. Isso pode ser feito por diversos meios, sendo que o mais simples é com a utilização da sua numeração do CPF. 

Central de atendimento INSS 

Caso o usuário queira sanar alguma dúvida com os atendes, o INSS possui sua central de atendimento. O telefone que a agência disponibilizou é o 135, e as ligações podem ser feitas gratuitamente.