Consulte seu INSS utilizando o aplicativo

Há algum tempo o INSS desenvolveu um aplicativo para auxiliar a obtenção de informações por parte dos contribuintes e beneficiários. No entanto, como a programação ainda estava sendo inserida, não logrou tanto êxito. 

Com a atual situação pandêmica do país e a necessidade de meios virtuais eficazes para dar assistência à população, foi desenvolvida novas funcionalidades ao Meu INSS. A ideia central deste recurso é prestar informações sem a necessidade do usuário sair de casa

O melhor é que o INSS criou vários tutoriais para auxiliar os brasileiros a adquirirem a ferramenta e conseguirem resolver todas as suas necessidades e dúvidas unicamente pelo app. E ele parece atender às expectativas. 

Consulte seu INSS utilizando o aplicativo

Você é beneficiário ou contribuinte da Previdência? Ou tem algum conhecido que seja? Este artigo irá te ajudar bastante. Iremos falar sobre como consultar o seu INSS usando o aplicativo, como adquiri-lo e quais são suas funções. 

Quais são as funcionalidades?

A mais nova modalidade de Central de Atendimento do INSS é digital. Agora as pessoas que dependem de seus serviços vão ter uma ajudinha a mais com o aplicativo no celular. Com a ferramenta instalada  é possível solicitar serviços e benefícios.

ANÚNCIO

Além disso, também oferece a função de requerimento de aposentadoria, anexo de documentos e comprovantes, bem como acompanhamento de pedidos feitos. O mais interessante é que ele possui todo o histórico de contribuições e recebimentos do usuário. 

Com ele é praticamente impossível ficar desatualizado quanto aos conteúdos previdenciários. O Meu INSS fornece o calendário referente ao recebimento dos benefícios. E caso a pessoa tenha feito algum empréstimo, ele também informa o limite do consignado e as prestações.

É de fato um recurso muito completo, e que viabiliza a ida à uma agência do Instituto só em casos extremos. O que é algo muito bom, pois os serviços previdenciários são conhecidos por demorarem uma eternidade para serem prestados, e sempre com estabelecimentos lotados.

Como obtê-lo?

O aplicativo pode ser instalado gratuitamente na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: Meu INSS. Para aproveitar todas as funções que citamos no tópico anterior, será necessário criar um login e uma senha. 

Ao abrir a ferramenta, a tela inicial irá fornecer a opção “Faça sua senha aqui mesmo”. Feito isso, o sistema irá te encaminhar para a etapa de criação da sua chave de acesso. Para fazê-la, você será levado a fazer um breve cadastro.

Consulte seu INSS utilizando o aplicativo

Os campos preenchidos devem constar dados como seu nome completo, telefone, e-mail, CPF, etc. Após a verificação de “Não sou um robô”, basta confirmar as informações inseridas e continuar o seu procedimento. 

Recomendamos que tenha em mãos a sua CTPS ou Guia de Recolhimento para não errar nas respostas solicitadas pelo app. Depois de concluir essa fase, será a hora de finalmente criar sua senha. De acordo com a página do INSS, ela deve ter no mínimo 8 dígitos.  

Finalizado o passo a passo, dirija-se a “Meu INSS” e em “Login”. Caso insira seu CPF e a senha, estará apto para usufruir de todos os serviços oferecidos pela aplicação, que não são poucos, não é mesmo?

Serviços sem password 

O portal do INSS disponibiliza algumas atividades que podem ser feitas sem a necessidade de inserir senha, algumas delas são: agendamento de perícia, calendário de pagamento, emissão de guia de recolhimento, agendamento de atendimento e muito mais.

 

Consulte seu INSS utilizando o aplicativo

Suponhamos que o usuário tenha interesse em emitir guia de pagamento. Caso clique em cima do banner que consta na imagem acima, uma nova aba se abrirá. O serviço poderá ser solicitado informando tão somente o CPF do interessado.

Se não obtiver uma conta no site Gov, será necessário criar uma para dar prosseguimento. Isso pode ser feito por diversos meios. O mais simples é com a utilização da sua numeração do CPF. Veja abaixo: 

Consulte seu INSS utilizando o aplicativo

São 4 fases no total, no entanto, é um procedimento bem simples. E por meio deste link você consegue fazer todo o passo a passo descrito aqui neste tópico. Indicamos que o cadastro seja feito no próprio Meu INSS, com isso é economizado tempo e a quantidade de recursos constantes na aplicação são maiores.

ANÚNCIO