Imposto de Renda: Atualize o valor dos seus bens e imóveis

Está correndo para entregar a sua declaração para o imposto de renda? Ainda dá tempo de saber se você pode ou não atualizar o valor do seu bem ou imóvel. O Imposto de Renda é um dos momentos preocupantes para os brasileiros.

Sempre surgem novas regras e estar sempre atualizado é importante não deixar passar nada na sua declaração. Se você está pensando sobre como declarar os seus imóveis, as dicas aqui são para você.

Os principais gastos dos brasileiros declarados pelos contribuintes são com saúde, educação e com pensão alimentícia. Mas, se você gastou reformando sua casa fica de olho. Saiba se você pode atualizar o valor do seu bem aqui.

Imposto de Renda
Foto: Reprodução/internet

Continue a leitura e saiba se você se enquadra nos requisitos.

Como alterar o valor do imóvel?

A pergunta a ser feita é: é possível alterar o valor do bem na declaração de imposto de renda? Não. Só é possível alterar o valor do bem apenas quando houver uma edificação, despesa, reforma ou uma ampliação do imóvel.

Caso seu bem ou imóvel não estiver e não se encaixar em nenhum desses fatores, o valor a ser declarado permanece o mesmo. É importante esclarecer que o valor só pode ser alterado nessas condições, caso contrário, o bem fica como o valor de compra.

Caso você tenha realizado reforma ou afins, a declaração é feita na ficha de “bens e direitos”. Atualizando o valor, é preciso ter em mãos todos os comprovantes e toda documentação que comprove a alteração do imóvel, em notas fiscais, por exemplo.

O que mudou e o que precisa ser declarado?

Agora, o contribuinte que até o ano de 2019 tinha ou tem em posse bens ou direitos, que incluem a chamada terra nua, em um valor superior a 300 mil reais precisa fazer a declaração. Se o seu imóvel está negociado, ou foi vendido por um valor maior que o de compra, o ganho também pode ser tributado.

Quer saber se o valor ganho com a venda do seu imóvel será declarado ou não? Fica ligado! Cada teto com um valor ganho é tributado com uma porcentagem específica. Se você vendeu um imóvel, essa informação é importante e passada pela Receita Federal.

A porcentagem são as seguintes: 15% para ganhos até 5 milhões; 17,5% acima de 5 milhões a 10 milhões; 20% acima de 10 milhões até 30 milhões e 22,5% para ganhos que passam dos 30 milhões de reais.

Sobre o Imposto de Renda 2020

A Receita Federal deu o prazo para entrega das declarações. Para isso, é sabido que o contribuinte pode reduzir a quantidade de impostos a pagar ou aumentar o valor a receber apenas informando gastos que possam ser comprovados.

Também é dado de desconto um valor de 20% para todo contribuinte que realiza a declaração pelo modelo simplificado. Esse ano o teto do valor para realizar a declaração de modelo simplificado foi o mesmo do ano passado, 16.754,34.

O outro modelo é a declaração completa para contribuintes que tiverem gastos superiores ao valor da declaração simplificada. Neste modelo, é possível informar detalhadamente aos gastos de todas as despesas, chamadas despesas dedutíveis.

Confira o vídeo e saiba como fazer a declaração de 2020

Veja o passo a passo para fazer sua declaração no vídeo abaixo e confira o site oficial da Receita Federal.

É importante seguir os passos corretamente para não ter problemas futuros com a Receita Federal, fazer os cálculos corretamente e ter a documentação reunida ajuda muito na hora de efetuar sua declaração.