Máscaras de Proteção – Saiba como fazer a sua em casa

Com o surgimento da pandemia, se fez necessário o distanciamento social e que todos tomem medidas para evitar a disseminação do vírus, que vem causando diversas mortes em todo o mundo.

Alguns dos equipamentos essenciais para evitar que o vírus se alastre é o uso de máscaras, visando a proteção não só de quem está usando, mas também dos que estão ao redor, evitando que um portador passe para pessoas que não foram infectadas.

Diversas regiões do país já tornaram obrigatório o uso de máscara para pessoas que saem na rua, aplicando até mesmo multas aos que são pegos sem o uso do acessório.

Uso de máscara passa ser obrigatório em Florianópolis a partir ...
Fonte: reprodução/internet

Quer aprender a confeccionar uma máscara de tecido de maneira simples, sem uso de uma máquina de costura? Fique aqui e confira como fazer sua máscara em casa.

Como confeccionar sua máscara sem máquina de costura

Para que você cumpra com seu papel social com responsabilidade, aprenda a fazer uma máscara da maneira mais simples possível. Para a confecção do seu acessório, você vai precisar apenas de uma camiseta velha e uma tesoura.

ANÚNCIO

Depois de pegar o equipamento necessário, basta seguir o seguinte passo a passo.

  • Corte a bainha de sua camiseta garantindo que o corte tenha ao menos 15 centímetros de altura;
  • Com o tecido que você retirou da sua camiseta, faça uma marcação de 180º graus ou retangular, de cerca de 10 centímetros, nas extremidades desse tecido;
  • Corte a marcação que você fez. O tecido que sobrou no meio será o que cobrirá o seu rosto, a parte que foi recortada será utilizada para fazer as amarras;
  • Use a parte retangular da peça para tapar o seu nariz e boca e, com as partes que sobraram do recorte, dê um nó na parte de trás da sua cabeça. A parte inferior pode ser amarrada tanto no seu pescoço, quanto acima do nó dado anteriormente, fica a seu critério.
 (Foto: CDC)

Confira também o processo de confecção em vídeo, utilizando a parte da manga da camiseta para se fazer a máscara.

A máscara garante minha proteção?

A máscara não garante que você não será infectado, mas é processo importante para evitar que o vírus se alastre.

É importante que você utilize para não absorver o vírus, e, caso já esteja infectado, não contagie outras pessoas próximas, pois até seus entes queridos podem pagar pelo preço de você não utilizar o equipamento de forma correta.

O processo de retirada do equipamento também é muito importante, pois, caso o vírus esteja alojado na parte externa da sua máscara, é importante que você não entre em contato com essa região. Retire a máscara sempre pelos extremos e já a deixe em local isolado.

Higienização

É necessário lavar sua máscara de tecido sempre que possível. Toda vez que você sentir que a máscara está úmida, é sinal de que deve ser trocada.

Deixe reservado um número considerado de máscaras sempre que for sair de casa, pois o período que você pode ficar com cada uma não é muito grande.

Lave sempre com água e sabão, pois o sabão tem ação efetiva para a eliminação do vírus em qualquer superfície. Clique aqui para saber mais sobre o processo de descartar as máscaras, também muito importante na luta contra o vírus.

Por que usar a de tecido?

As máscara de tecido não são as mais eficazes para evitar o alastramento do vírus, porém seu uso pode ajudar muito na diminuição da taxa de contágio.

Sem máscaras, médicos e enfermeiros esperam ajuda do governo e ...
Fonte: reprodução/internet

Isso porque, as máscaras retêm as gotículas de vírus que se movem no ar, não tão bem quanto as máscaras clínicas, mas funcionando com uma camada extra de proteção.

As máscaras de maior efetividade devem ser deixadas para os profissionais da área de saúde, pois estão em contato frequente com o vírus. É importante que esse equipamento não falte para médicos e enfermeiros, pois são eles que salvam as vidas daqueles que são infectados.

ANÚNCIO