Novo golpe oferece cerveja da Heineken grátis

ANÚNCIO

Todos os dias, milhares de pessoas caem em golpes como esse. Uma mensagem no Whatsapp, um link e uma imagem sempre oferecendo alguma coisa gratuita. Falou de cerveja, o público não resiste. Foi assim que estima-se que quase 160 mil pessoas caíram no golpe da Heineken.

Os golpes realizados por meio de mensagens, ligações, acesso a links, etc são muito comuns. Em 2018 foram contabilizadas 26 mil tentativas de golpes virtuais e quem não conseguiu escapar, no ano de 2019 foram 12 milhões de brasileiros vítimas desse tipo de ação.

ANÚNCIO

Oferecer algum voucher, desconto em compra ou até um produto gratuito é bastante atrativo. E é por isso que os golpes são realizados assim. Ainda hoje é complicado informar até mesmo as pessoas mais ativas na internet dos cuidados a se tomar nesse ambiente.

Heineken
Foto: Reprodução/internet

Saiba como foi o golpe e como se proteger.

O golpe da Heineken

No caso da Heineken, aconteceu neste mês. O golpe se tratava do oferecimento de quatro barris de cerveja grátis. Em nome da empresa, pessoas criaram a mensagem falsa e como a oferta atraiu as pessoas, muita gente caiu.

ANÚNCIO

A mensagens durou quatro horas e o número de pessoas que acessaram foi de 159 mil. Os dados foram analisados pelo laboratório de segurança digital chamado PSafe. Ao acessar o link disponível nas mensagens, as pessoas eram levadas a uma página com um questionário

No período em que respondiam as perguntas, a tentativa de roubo de dados era feita. Em seguida a vítima era notificada que havia ganhado os quatro barris e que precisava compartilhar para 10 contatos ou grupos do Whatsapp. Assim o golpe era disseminado.

Roubo de dados?

Muita gente não tem noção do quanto roubos de dados como esse são comuns e perigosos. Eles podem ser feitos por mensagens assim, com links e ofertas e atuam no aparelho para sequestrar dados importantes do seu celular ou computador. 

Mas você pode estar se perguntando, dados? Eles são mesmo importantes? Para pensar sobre isso avalie quantas vezes você já utilizou seu celular para acessar sua conta na página de um banco, por exemplo.

Embora cada página desse tipo tenha seus processos de segurança, de uma forma ou de outra as suas senhas são digitadas a todo instante no seu aparelho. Senhas de e-mail, redes sociais, contas bancárias e etc.

Pensando na quantidade de informações privadas que cada uma dessas contas possuem, é possível mensurar a importância de proteger seus dados.

Novo golpe oferece cerveja da Heineken grátis
Foto: Reprodução/internet

Como se proteger?

Em golpes assim como o da cerveja Heineken, a estratégia é solicitar dados pessoais, número de documentos, senhas e etc além de invadir o aparelho. O laboratório alertou que, quem já preencheu seus dados no link precisa alterá-los imediatamente.

A principal recomendação para se proteger desse tipo de golpe é nunca fornecer informações privadas. Além dos dados cadastrados, golpes assim podem enviar para o aparelho celular ou computador diversos vírus capaz de alterar o sistema operacional e acessar informações pessoais.

Também é aconselhável pesquisar na internet nos sites oficiais da empresa sobre promoções desse tipo antes de clicar nos links.

Além de se precaver e suspeitar desse tipo de propaganda é importante usar programas de antivírus tanto no celular como em computadores. Esses programas tentam bloquear o acesso invisível dos vírus. Baixe aqui um antivírus para Android.

ANÚNCIO