Teste de gravidez online: Confira como fazer

Muitos casais sonham com o dia de chegada do filho, planejam o quarto, pensam em nomes, tudo antes mesmo da gravidez chegar. E, quando há qualquer suspeita, já correm até uma farmácia para comprar um teste de gravidez para ter certeza.

Isso sem falar de casais de namorados que, por vezes, passam por alguns sustos. Mas, sabia que nem sempre é preciso comprar o teste de farmácia? Há alguns testes de gravidez que podem ser feitos online! O que pode trazer uma certa economia nessas horas.

Então, antes de comprar um teste de gravidez, fazer um online pode ser uma boa ideia. Só abrindo um pequeno parênteses, é interessante como, atualmente, praticamente tudo pode ser feito online, concorda? Quem diria que existe até teste de gravidez na internet.

Gravidez
Foto: Reprodução/internet

Quer saber como isso funciona e como fazer um teste e descobrir se precisa comemorar, ou não?

Como o teste de gravidez online funciona?

Ficou curioso para saber como esse teste funciona né? Ele é um teste bem rápido e fácil na verdade. São perguntas com resposta de “sim” ou “não” que a mulher vai respondendo e, no final, ele apresenta as chances dela estar grávida.

O questionário vai perguntando se a mulher está tendo alguns dos sintomas de gravidez, se a resposta for positiva em muitos, pode significar que está grávida.

Uma pequena observação sobre isso, varia de pessoa para pessoa, mas, muitos sintomas podem aparecer só depois de umas 3 semanas de gestação, então, para ter mais certeza, pode ser melhor esperar.

Ele é confiável?

Diferente de um exame de sangue, ou um teste de farmácia, o teste online não é muito preciso, de forma que, para confirmar se está certo, ou não, o ideal é fazer um físico. Na verdade, o ideal mesmo é procurar um médico especialista (ginecologista e obstetra).

Se não é preciso, para que fazer?

Agora, pode ser que você esteja se perguntando “para que vou gastar meu tempo nisso, se não é preciso?”. É uma pergunta lógica, afinal, o tempo é precioso. Contudo, com esse teste já dá para ter uma noção se a chance é grande, ou se é só um nervosismo.

Ou seja, se estiver com medo de estar grávida, ou não, antes de gastar dinheiro na farmácia ou com um exame de sangue, um teste online pode falar que as chances são mínimas, com isso, não haverá tanta necessidade assim de comprar o teste na farmácia.

Lembrando que alguns sintomas podem demorar um pouco mais para aparecerem, então, se depois de algumas semanas, sentir um novo sintoma, é bom fazer de novo e ver se o resultado mudou e, dando positivo, é melhor confirmar com outro, mas, sabendo que as chances de estar grávida são reais e grandes.

Quais são os sintomas analisados?

São muitos os sintomas que podem denunciar a gravidez, mas, os principais e que são avaliados nos testes, são:

  • Corrimento vaginal: embora não seja comum ser associado à gravidez, é comum e normal de acontecer, como um sistema de defesa do organismo para prevenir infecções;
  • Cólica ou dor abdominal: normalmente, depois da primeira semana de ovulação, a mulher sente cólica abdominal inferior (algumas vezes acompanhado por manchas). São dores esporádicas e que podem durar algumas semanas;
  • Seios mais sensíveis: no começo, é comum os seios ficarem doloridos e/ou sensíveis, além de mais cheios e pesados. É algo que normalmente começa depois da primeira semana e dura um pouco, enquanto os níveis de progesterona crescem;
  • Inchaço abdominal: o que não deve ser nenhuma novidade, o inchaço abdominal já pode ser visto nas primeiras semanas;
  • Cravos e/ou espinhas: como os hormônios mudam rapidamente, o impacto no corpo e pele pode variar, mas, é muito raro passar pela gravidez sem nenhuma espinha;
  • Cansaço: uma sensação de cansaço e fadiga um pouco maior que o normal do dia a dia e é um sintoma que pode continuar até o final da gravidez;
  • Enjoos e/ou náuseas: um dos sintomas da gravidez mais comentado e que, em geral, aparece entre a 2° e 8° semana;
  • Sono: com o crescimento da quantidade de progesterona no organismo, é comum uma sonolência excessiva durante o dia, o que é mais intenso nos três primeiros meses;
  • Aversão a cheiros: de certa forma, relacionado ao sintoma dos enjoos, é comum o olfato ficar um pouco mais apurado durante a gravidez, com isso, alguns cheiros começam a dar enjoos, até mesmo da comida favorita. Geralmente, esse é o primeiro sintoma que denuncia a gravidez
  • Variações de humor: com tantas variações hormonais, é normal que as substâncias químicas que regulam o humor no cérebro também sofram alguma mudança, isso sem falar de todas as outras mudanças que acontecem no metabolismo da mulher.

Aqui tem um vídeo falando sobre os sintomas também

Onde fazer o teste online?

Há muitos sites onde o teste de gravidez online por ser feito, aqui vão três opções que você pode acessar:

  • Testesonline.com.br (10 perguntas)
  • Trocandofraldas.com.br (15 perguntas)
  • Tuasaude.com (10 perguntas)

Além desses sites, se você pesquisar “Teste de gravidez” na loja de aplicativos de seu celular, vai encontrar alguns aplicativos que também podem ajudar.