Teste de velocidade da sua internet: aprenda como fazer

Internet lenta? Dificuldades em realizar suas tarefas básicas de navegação? Infelizmente esse é o caso de muitas pessoas. Geralmente, assina-se um plano formal com uma prestadora de serviço, que promete uma velocidade muito maior de gigas (plano de dados) que não chega em sua totalidade ao consumidor.

Mas como saber se não estou sendo enganado e mesmo ter a noção da quantidade de dados que estão disponíveis na conexão? Mudando um pouco o cenário negativo, temos uma boa notícia, afinal, existem ferramentas práticas capazes de fazer o monitoramento da velocidade do provedor de um usuário.

Esses recursos além de práticos, são acessíveis quando o assunto é detectar e fazer a medição da entrega de dados de uma conexão. Esse tipo de serviço é oficialmente regulamentado no país pela Anatel.

Teste de velocidade da sua internet: aprenda como fazer
Fonte: Reprodução/Internet

Interessado em aprender a fazer o teste de velocidade da internet de sua casa? Confira aqui.

Como funciona o Teste de velocidade da internet?

Um fato inegável do mundo moderno é a ambição pela velocidade de conexão, e não sem razão, tendo em vista que uma internet lenta ocasiona muitos problemas e insatisfações para os usuários.

De modo usual, o teste de velocidade utiliza uma ferramenta denominada Velocímetro, a qual fará uma simulação da conexão do serviço de provedor. Para que isso seja possível, ela utiliza como recursos que identificam o IP do PC ou dispositivo testado, localização deste e do servidor em questão.

Certo, mas como interpretar os resultados do teste?

Entender o funcionamento do teste de velocidade da internet é o primeiro passo para chegar a leitura de seus resultados. A grande maioria desse serviços se valem da medida de três variáveis. São elas:

  • Velocidade de download: detecta a velocidade em que o usuário recebe o tráfego de dados de seu servidor até o dispositivo testado. Em suma, o quanto determinada página está demorando para responder.
  • Velocidade Upload: contrariamente, a velocidade de upload diz respeito à capacidade do usuário enviar algum arquivo a outro destinatário, por exemplo, quando enviamos documentos ou imagens em redes sociais.
  • Ping: essa variável está intimamente associada ao tempo de resposta da conexão ao ser estabelecida entre mais de um dispositivo.

Portanto, essas são as características a serem observadas para responder ao questionamento sobre a velocidade da internet de um servidor, partindo, claro, dos megas que são entregues. Por exemplo, um indivíduo que possui uma conexão de internet de 10 Mg, terá a velocidade da primeira variável a no máximo 1.25 MG cada segundo.

Como proceder para realizar o teste de velocidade da internet?

Basicamente, o teste poderá ser feito pelo próprio computador, ou ainda pelo celular do usuário. Como mencionado anteriormente, será simulado a velocidade da conexão através do endereço de IP da máquina (PC, Desktop, celular).

Entre as ferramentas mais recomendadas para fazer a medição da velocidade da internet temos o Velocímentro, disponibilizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, no qual auxilia o cidadão tem a chance de verificar se a prestadora de sua internet está entregando a velocidade prometida.

Para fazer o teste, simplesmente, o usuário precisa acessar a página do Radar Proteste e preencher dados como operadora da banda larga e velocidade atual. O teste é automático e ao final, o resultado aponta se o serviço está de acordo com o exigido pela Anatel (80% de velocidade da velocidade contratada).

Se o teste apresentar resultados abaixo deste valor, envie os dados para o portal ou entre em contato com os serviços de defesa do consumidor. É seu direito.