Veja como obter Carteira de Trabalho Digital

ANÚNCIO

Em setembro de 2019, a Carteira de Trabalho física deixou de ser obrigatória, agora a nova forma oficial é a Digital. No entanto, podem existir casos específicos onde a versão física será exigida, por exemplo, quando o empregador não tiver a assinatura digital e exigir o documento impresso. 

De acordo com o Sistema Gov, a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) foi elaborada com vistas a facilitar o dia a dia dos trabalhadores, que poderão visualizar dados referentes a carteira de trabalho a qualquer momento virtualmente, seja pelo app ou pelo site.

ANÚNCIO

Como a CTPS Digital passou a ser prioritária a partir de 2019, é interessante conhecer um pouco mais sobre isso e como a data de emissão dela irá interferir na sua experiência com o aplicativo. Neste artigo iremos te explicar como a carteira digital funciona, suas vantagens e como obtê-la. 

Veja Como Obter Carteira de Trabalho Digital
Foto: Reprodução/Internet

Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo este artigo e veja como é fácil obter a sua CTPS Digital.  

O que é a Carteira de Trabalho Digital e como funciona

A Carteira de Trabalho Digital é um app que tem tanta validade quanto a sua carteira física. Qualquer pessoa com um CPF pode obter a sua própria CTPS Digital e ela pode te ajudar, por exemplo, a ter mais agilidade quanto a obtenção de documentos, o que é uma vantagem na hora de garantir a vaga de emprego.

ANÚNCIO

O app funciona da seguinte maneira, na página inicial é possível encontrar a opção “Contratos“, onde estará disponível todos os contratos feitos com empresas pelo trabalhador. Ou seja, por lá terá informações sobre o tempo trabalhado e salário que a pessoa recebe, ou já recebeu.

Além disso, dentro da plataforma o trabalhador poderá visualizar todos os benefícios que tem direito o que pode sanar a dúvida de muitos brasileiros deixando de ser necessário procurar um órgão público.

Por que possuir a CTPS Digital

Com tantos aplicativos no celular e pouca memória, é importante entender se vale a pena ou não instalar a Carteira de Trabalho no seu celular. O App conta com apenas 18 Mb e está classificado como 4 estrelas no Google Play. Além disso, conta com as seguintes vantagens: 

  • Acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal;
  • Redução do tempo médio de atendimento, garantindo maior acesso às vagas;
  • Rapidez no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único local;
  • Maior facilidade para fiscalizar seus vínculos trabalhistas.

Algumas resenhas críticas no Google Play, entretanto, afirmam que o app não mostra o número PIS, ou que alguns dados não se atualizam. Caso seus dados não se atualizem, não é necessário ir a uma Agência, mas é importante que você explique ao empregador e peça para que o corrija.  

Como obter a Carteira Digital

Existem alguns passos que precisam ser seguidos para que o trabalhador consiga começar a utilizar sua carteira de trabalho digital. Confira abaixo informações importantes para este processo.

Cadastro no Sistema Gov pelo site

Para realizar o Cadastro no Sistema Gov, há duas opções: 

  1. Pelo site;
  2. Ou pelo App da Carteira digital.

Para realizar seu cadastro por meio do site do Sistema Gov.br, basta clicar em “Criar sua conta Gov”, que a plataforma irá redirecionar para outra página onde o usuário poderá escolher a melhor opção para realizar o seu cadastro. Vale dizer, que a forma mais fácil é por meio do CPF. 

Cadastro no Sistema Gov pelo Aplicativo

Para criar o seu cadastro diretamente pelo aplicativo, será necessário baixar o app Carteira de Trabalho Digital, que está disponível tanto na App Store quanto na Play Store. Ao abrir a plataforma, basta clicar em “Criar conta” e, igualmente ao site, você será direcionado às opções de como deseja realizar esse cadastro.

Carteira de Trabalho Digital pelo App

Depois de todo o processo mencionado acima, para obter a sua CTPS Digital será necessário, entrar no app, inserir o seu CPF e clicar em “avançar”. Em seguida você deverá colocar a senha, que é a mesma utilizada no Sistema Gov.

Carteira de Trabalho Digital pelo site

Caso tenha dificuldades em acessar a sua carteira digital pelo celular, também é possível acessar a CTPS Digital através do portal de serviços do governo, no endereço eletrônico gov.br. A forma de acesso é muito semelhante às opções acima.

Para eventuais dúvidas, o Emprega Brasil disponibilizou em sua área de “Perguntas recentes” um PDF que orienta com um passo a passo como conseguir a sua Carteira de Trabalho Digital. O PDF é de simples leituras e conta com diversas imagens de como fazer ou onde clicar.

ANÚNCIO